Que bom seria se, no Brasil, todos pudessem escolher, de fato, a melhor escola para os filhos. Sabemos a quantas anda a educação no nosso país. Mas, alguns cuidados são importantes, na hora de matricular os filhos em determinada escola. Vamos conhecer alguns desses cuidados a seguir.
Localização
Com a vida atarefada, que o mundo impõe às famílias, é muito importante que a escola esteja numa localização próxima de casa ou do trabalho dos pais. Isso facilita a vida de todo mundo.
PPP - Projeto Político Pedagógico
O PPP é a identidade da escola. Toda instituição tem ou deveria ter, o PPP disponível para quem deseja conhecê-lo. Neste projeto estão registrados tudo o que faz a escola se manter em funcionamento. Através do projeto político pedagógico é possível entender qual é a missão da instituição; a clientela que ela recebe; os dados sobre o ensino e aprendizagem; a relação entre escola e família; quais são os recursos pedagógicos utilizados, bem como, as diretrizes pedagógicas e o seu plano de ação. Mas vale lembrar, muitas vezes tudo isso fica só no papel, portanto, é recomendável conversar com outros pais para saber como tudo acontece nessa unidade escolar.
Infraestrutura física
Pedir para conhecer a estrutura da escola. Observar se há biblioteca, laboratório de ciências e sala de informática. Mas não basta ter, informe-se se os alunos realmente utilizam esses lugares e com qual frequência. E se os equipamentos funcionam; de enfeite não adianta. Avaliar a cantina e o refeitório também é importante. Está tudo limpo e em ordem? Os banheiros foram projetados para crianças e não há nada estragado? Os bebedouros de água correspondem à altura dos pequenos? Existe área de recreação e atividades físicas? Observe se existe algum risco de a criança se machucar com facilidade. E, ainda, se é uma escola inclusiva.
Atividades extras
Procure saber se a escola promove passeios e excursões, e se organiza eventos e reuniões para família.
Segurança
Não esqueça de saber, também, sobre policiamento no entorno e se há sinalização adequada.
Estão ai algumas dicas para serem utilizadas na hora de matricular os filhos na escola. Na próxima publicação: Como escolher a escola para seus filhos (2), a abordagem será sobre o método de ensino e as habilidades cognitivas do aluno.
Até lá.
Concordo em tudo com você Marilí, vou aguardar o próximo post rsrsrsrrs, Beijos!!!
ResponderExcluirAh o próximo será bem interessante, assim espero agradar a todos. Beijos!!
Excluir