O tema "Ensino Religioso nas Escolas" é muito controverso. Há o grupo de pessoas que defende que o ensino religioso seja incluso no currículo e há o grupo que discorda com essa prática em salas de aula.
No meu ponto de vista, apesar de concordar que sim, pra mim tanto faz ter ou não. Vou explicar. Embora esta seja uma prática que deveria ser exercida em casa, com os pais, o que temos, hoje, são pais super atarefados e que acabam deixando de falar de Deus para seus filhos. O que seria melhor mostrar com atitudes do que só falar, claro.
Digo tanto faz ter a disciplina ou não ter, porque enquanto professora entendo que há possibilidades de orientar os alunos a respeito de Deus no cotidiano da sala de aula. Na hora de emprestar seu material ao coleguinha que não tem; de dar um pouco do seu lanche àquele que ficou com vontade; de pedir desculpas quando ofender algum amiguinho ou desrespeitar a professora; de não tirar sarro de qualquer outro aluno da sala por se comportar diferentemente dele; entre outras situações. Mostrar às crianças que é agradável à Deus e bom para os relacionamentos interpessoais o seu agir bondoso uns para com os outros.
Mas o que muitos não entendem é o que é na verdade o Ensino Religioso nas escolas. Eu tenho acesso à Revista Diálogo da Editora Paulinas e o que vejo como sugestão de planos de aula da disciplina de Ensino Religioso são recortes das diversas religiões e como elas cultuam a fé em Deus. Cada qual à sua maneira, com seus dogmas e rituais.
Não, o Ensino Religioso não é incutir nos alunos a minha própria religião, caso eu fosse uma professora dotada dessa especialidade de ensino. Esta disciplina deve ensinar a refletir sobre Deus em sua misericórdia, generosidade, onisciência, onipotência e onipresença, lembrando que cada religião ensina isso dentro de sua própria doutrina.
Escaneio para vocês algumas páginas para que tenham uma ideia do que eu estou tentando explicar.
Bem, espero que ao clicar em cima de cada imagem você consiga ler para entender o que é realmente a proposta do Ensino Religioso nas Escolas. Espero desmistificar, destruir o estigma de que a inclusão do Ensino Religioso nas escolas tem a ver com ensinar o Catolicismo às crianças. A época em que o ensino religioso era católico já passou. Hoje o objetivo maior é levar ao conhecimento dos alunos as diversas religiões e que cada qual possa aceitar e compreender o outro apesar de suas diferenças e crença religiosa.
Para quem se interessar, poderá acessar o site clicando em Revista Diálogo a seguir.
Amiga muito bom este teu post esclarescendo as pessoas que pensam que se tiver religião vamos impor o catolicismo ou qualquer outra religião ascrianças.
ResponderExcluirTambém penso dessa maneira não uma religião específica, mas ensinar valores que se perderam, a ética, o respeito que há muito se foi e que em minha época existia,
Bom eu fui educada na igreja católica sim, ia a igreja todo domingo sim.... hoje num vou tão assiduamente.
Acredito que Deus é para todos independente de religião.
Porque Deus é amor, ele num faz separação e disso tenho certeza absoluta....
Amiga minha vida é um testemunho ja passei poucas e boas e Deus cuidou de mim ah ele cuida amiga e nem percebemos, ele ta ali devagarinho providenciando tudo de melhor.
Lindo texto!!!
Deus a abençoe agradeço por ter lhe conhecido!!!
Um beijo amiga
Oi minha querida amiga! Nossa, não sabe o quanto eu estou feliz com suas palavras! Esse agradecimento a Deus por ter me conhecido foi muito forte pra mim, meu Deus! Digo que é a recíproca é verdadeira! Mas eu acredito que pessoas se atraem pela simpatia e pelo estilo de vida que vivem. Temos muitos pontos em comum e isso faz com que nos relacionemos bem, graças a Deus! Obrigada minha querida! Beijos!!
Excluir