Como missionário itinerante, viajo com freqüência, e observo muito como o povo de Deus age no dia a dia. Certa ocasião, uma dessas observações despertou minha atenção. Notei uma mulher que dizia ser evangélica, e sua prioridade não era cuidar de sua casa e nem de sua família. A casa estava sempre suja, e quando lhe cobravam, ela dizia que ela trabalhava fora então não dava para ela cuidar da casa. No banheiro nunca tinha uma toalha limpa. Seu guarda roupa era uma bagunça. Havia apenas um monte de roupa, uma em cima da outra, sem nenhuma organização. O banheiro estava cheirando a urina, não porque ela não dava descarga ao terminar de usar o banheiro, mas sim porque nunca tinha disponível um desinfetante. Uma ou duas vezes no mês costumava também faltar papel higiênico. Comida nem pensar! Ela não fazia, só quando lhe dava fome. Sempre alegando que tinha que trabalhar fora. Não se preocupava com a roupa dos seus filhos. As crianças nunca achavam, para ocasiões especiais, uma roupa limpa.
Esta mulher não lavava e nem passava, pois alegava que não tinha feito curso superior para ser empregada doméstica.
Então cheguei à conclusão que o seu trabalho secular era uma fuga. O marido para usar uma roupa limpa tinha que lavar e passar. Um dia presenciei o marido fazendo uma sopa rápida para jantar, pois no almoço já haviam comprado um marmitex. Fiquei curioso e perguntei: — Sua mulher não faz a janta?
Não... ela, assim que chega do trabalho tem compromisso na igreja. — Como assim, ela vai direto para a igreja ? — Não, ela passa em casa dorme um pouco e depois vai para igreja. — E ela não passa um pano na casa, não pergunta se os filhos já se alimentaram, não providencia um lanche ou uma fruta para as crianças?
Não.
A principio fiquei preocupado em perguntar-lhe sobre a vida intima dos dois, pois estava numa casa estranha e ali eu era um hóspede. Mas não resisti, e para minha tristeza aquele homem disse-me:
— Sexo eu tenho quando ela resolve atender-me, geralmente ela marca hora. — Como assim “marca a hora” ? — Se eu procuro ela à tarde, ela diz para procurá-la de manhã alegando que aquela não é uma hora para fazer sexo. Sabe amigo leitor, tudo isso notei em pouco tempo que fiquei naquele local. Fico pensando como deve ser a semana toda, mês, ano ou uma vida. Então, olhei para a pia da cozinha, toda suja e com uma pilha de pratos e panelas de semanas sem lavar, o fogão não tinha cor de tanta gordura, a máquina de lavar cheia de roupa suja, com água parada e com mal cheiro, pois ela colocava as roupas e ali deixava três a quatro dias. Pensei: O que ela deve fazer na igreja? Se o que ela estava ‘aprendendo’ na Igreja estava colocando em prática, afinal, não devemos ser meros ouvintes, mas praticante da Palavra de Deus. Observei que ela, ao entrar em sua casa, e passando sem falar uma palavra de amor, a não ser para dizer que estava cansada, ia direto para o quarto dormir. Quando acordava abria a Bíblia, na cama mesmo, onde estava, e preparava estudos para dar aula em sua igreja local. Inacreditável, uma mulher respeitada e amada na igreja, dizimista, ofertante, porém odiada em sua própria casa. E assim, vemos em muitos lugares diferentes por onde passamos, pessoas que se casam com a igreja e se separam da família. Sua prioridade é sempre a igreja. Sua prioridade nunca é a família. A casa pode estar ‘de pernas para o ar’, o casamento pode estar desmoronando, isso não importa, o que importa é falar em línguas, ‘ser ungida’ e ‘cheia de unção’. Quantas mulheres relaxadas vi na minha vida de cristão. Ou dormem o dia todo, ou trabalham fora para não terem responsabilidades dentro de suas casas.
Então por que casaram-se? A Bíblia nos orienta:
“se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?” 1 Timóteo 3:5
Quando falo desta mulher que tem as qualidades de satanás, não falo tudo! Ela além de preguiçosa é briguenta. Gosta de arrumar encrenca em sua casa e além disto usa o telefone para fofocar com as amigas de casos ocorridos na igreja. Mas na igreja ela é uma santa, sabe orar, se necessário prega muito bem, tem uma boa voz para louvar. Uma mulher que, para anjo só falta asas. Olhar as roupas que ela veste para ir à igreja e olhar para a limpeza de sua casa ou de seus filhos é comparar o banheiro de uma rodoviária com o de uma clínica médica.
Na igreja fica acordada, pulando e gritando o nome do Deus vivo, mas em casa, dorme, reclama, briga e não consegue ser nem mãe, nem esposa, e nem mulher. A Bíblia nos ensina que, uma pessoa delicada e amável no falar, ajuda os outros a viver; quem é grosseiro e implicante desanima qualquer pessoa. (Pv 15:4)
“Brigas e discussões são provocadas pelo orgulho; as pessoas humildes aceitam conselhos e se tornam mais sábias.” (Pv 13:10)
“É melhor morar sozinho num barraco, do que com uma mulher briguenta e implicante numa bela casa.” (Pv 21:9)
“É melhor morar numa terra seca e deserta, do que numa boa casa com uma mulher briguenta e implicante.” (Pv 21:19)
“É melhor morar sozinho num quarto de pensão, do que numa bela casa com uma mulher briguenta e implicante.” (Pv 25:24)
“Aquele pinga-pinga constante que acontece quando chove, e a mulher briguenta e implicante, são muito parecidos. Tentar impedir que ela reclame e resmungue é como tentar segurar o vento ou uma gota de óleo na mão.” (Pv 27:15-16)
“Para o preguiçoso, a vida é sempre cheia de problemas mas o homem justo tem sempre caminho livre à sua frente.” (Pv 15:19)
“Os preguiçosos chegam ao extremo de perder a vontade de comer para não terem o trabalho de mexer os braços.” (Pv 19:24 )
“Não seja preguiçoso e dorminhoco senão acabará ficando pobre; acorde, trabalhe, e sempre terá o necessário para viver.” (Pv 20:13)
“Para quem sempre dorme um pouco mais, para quem sempre quer tirar uma soneca, para quem só pensa em descansar e ficar à toa a pobreza chegará de repente, como um ladrão, e a fome atacará de surpresa, como um bandido.” (Pv 24:33-34)
“O preguiçoso inventa as desculpas mais idiotas para não ir trabalhar; pode haver um leão faminto nas ruas, diz ele. Por isso, ele fica virando de um lado para o outro na cama, como uma porta que abre e fecha sem parar. Ele está sempre tão cansado que tem até preguiça de comer. Apesar de todos esses defeitos, ele se considera o homem mais sábio e inteligente deste mundo.” (Pv 26:13-16).
MARCO ANTONIO RIPARI
.
Hoje encontrei, entre meus guardados de fé, este texto impresso, que me pareceu importante partilhar aqui no Sempre Simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.