Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Autoconfiança

Autoconfiança
Você considera-se uma pessoa autoconfiante? Mas o que é autoconfiança? Segundo o  Dicionário Informal on-line, autoconfiança é ter confiança em si mesmo.

Uma pessoa autoconfiante ouve, lê com atenção, faz uma avaliação com base em seus próprios critérios e responde de forma convicta. Ou seja, uma pessoa autoconfiante não se deixa influenciar tão facilmente, tem confiança em seu próprio poder de decisão. Entende?

Como se adquire autoconfiança?

Genética? Uma boa gestação? Uma infância feliz? Uma família bem estruturada? Boas amizades? Fé? Creio que autoconfiança está bem organizada na junção de todas essas possibilidades. Como acredito também que, independente de tudo isso, uma pessoa pode trabalhar seu 'eu' para adquirir essa autoconfiança. Como?


1- Autoconfiança está estreitamente ligada a autoestima. Na medida que uma pessoa busca meios de se sentir bem, automaticamente ela se sentirá mais autoconfiante. Praticar um exercício físico, cuidar de sua aparência, alimentar-se bem são passos importantes para ganhar autoestima.

2- Mente sã, corpo são. Manter a mente com pensamentos construtivos, entregar-se à oração, ler bons livros, assistir palestras, estudar são atitudes que agregarão conhecimento,  autoestima e autoconfiança. Mas cuidado, nesse caso, isso não quer dizer que você tem que ser arrogante porque adquiriu certo conhecimento, jamais!

3- Relações sociais. Ter amigos é importante, porém não se deve estar preso (a) a um grupinho ou a uma amizade em especial. Tema este abordado em disciplina acadêmica sobre relacionamento interpessoal. Quando ficamos fechados a determinados contatos por dias, meses ou anos, deixamos de enriquecer nossa vida com experiências diversas e muitas vezes enriquecedoras a partir de outras pessoas. Fechados por muito tempo a um grupo de amizade, corremos o risco de tomarmos posse da relação ou de ser dominados por ela. Portanto, esteja aberto (a) a conhecer pessoas novas, pensamentos inovadores, ideias diferentes.

4- Estude a vida de pessoas autoconfiantes, perceba quais as qualidades que essas pessoas possuem ou tinham em comum. Quando se deparar com pessoas que considera autoconfiantes, observe como ela chega, como sai, o que fala, seu tom de voz, seu olhar, sua educação e tente adaptar isso à sua vida. Não, você não está invejando ou copiando ninguém, você está buscando referência, aprendendo a ser melhor a exemplo de pessoas autoconfiantes.

5- Não hesite, seja firme em suas decisões. E se, por acaso, alguém tentar te dominar, diminuir, desestabilizar ou denegrir a sua imagem, mesmo que seja seus próprios pensamentos, mantenha-se no controle da situação, tenha atitude positiva, foco, empregue boa energia na busca de sua meta. Ao conseguir, a sua autoestima estará no mais auto grau e assim sua autoconfiança começa a ser conquistada.

6- Fuja de pessoas negativas, manipuladoras, invejosas ou  dissimuladas. Esse tipo de pessoas vão fazer de tudo para que você nunca conquiste sua autoconfiança ou perca a que já tem. Queira por perto pessoas que te anime, te elogie, te impulsione, te valorize. Essas pessoas, segundo a Empreendedora Digital Cris Franklin, são as incentivadoras, enquanto que as pessoas que estão sempre te boicotando, desestimulando, puxando seu tapete são as inibidoras. Fuja dessas!

7- Não desanime se sua tentativa de acerto foi frustrada. Respire fundo, reveja metas, reze, exercite-se, alimente-se bem, leia mais, ouça palestras motivacionais. Ou seja, recomece! O seu objetivo é tornar-se uma pessoa autoconfiante? Foco, força e fé!

Fonte de pesquisa: Site Escola Psicologia

Abraço
Marilí


2 comentários:

  1. òtimo texto amiga....
    Concordo contigo que auto estima nos eleva e nos tira da sitação que nos encontramos.
    Ás vezes é tudo tão emocional, tão dentro de nós que muitas vezes nem percebemos que algo não esta bem;
    Estou com um tosse já faz 2 semanas e nada cura, a noite não durmo mais de tanto que passo a tossir.
    é novamente aquela emocional que tive outros tempos atrás.
    Decepção, tristeza não sei o que pode estar causando ela.
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amiga, você disse uma verdade... A falta de cura das emoções causam-nos muitas doenças. Mas logo você estará bem, com fé em Deus!! bjo ♥

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.