Vale a pena conferir!!
Destaco:
7. Com tantas práticas pedagógicas, autores, diretrizes e etc, como um estudante de pedagogia (ou licenciatura) pode se orientar para ser um bom professor no futuro?
Eu quis muito ser pianista, estudei feito um alucinado. Aí na minha cidade nasceu um menino chamado Nelson Freire (10 anos de idade a menos que eu), e fez seu primeiro concerto de piano aos 4 anos de idade. Ele não aprendeu a tocar piano, já nasceu sabendo. “Aquilo que eu vou saber sem saber eu já sabia”, disse Guimarães Rosa. Não se ensina a ser poeta, você pode ensinar rima e apenas isso. Eu acho que não se ensina a ser mestre, você já nasce sabendo. Você pode ensinar equação do segundo grau, mas isso não é educar. Se tivesse regra para ser pianista eu teria sido um. O que se pode fazer para despertar esta vontade é ler biografias, porque você pode se identificar com a pessoa. Processo de identificação, não de saberes científicos. Alguns querem a ciência da educação, mas é a arte da educação.
e
10. Em alguns de seus livros, o senhor demonstra ser um andarilho em busca de Deus e faz isso com maestria visitando diversas religiões. Chegou a alguma conclusão nesta busca.
Se eu chegasse a alguma conclusão, eu teria um ídolo em minha mão. Conclusão vem do latim “concluderi”, fechar. A minha conclusão é a seguinte: eu estou diante de um Grande Mistério, isso eu sei. E pra saber deste Grande Mistério eu não preciso ir até Fátima fazer peregrinação, eu vou na feira, na barraca das frutas corto, uma laranja ao meio e isso basta para que eu fique abobalhado diante daquela coisa fantástica. O que produziu aquilo?
Eu estou diante de um Mistério e me extasio diante Dele e quando sinto isso, acho que eu rezo de tanto espanto do fantástico.
Eu estou diante de um Mistério e me extasio diante Dele e quando sinto isso, acho que eu rezo de tanto espanto do fantástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.