Mas é uma data muito especial para passar, assim, sem uma simbologia. E decorar a casa pode não parecer, mas influencia sim, na espiritualidade da gente. Veja o quanto uma casa decorada para o Natal cria um clima bom de paz, harmonia e união na família... Se adotamos o mesmo hábito para a Páscoa, com certeza também nos voltaremos mais para essa celebração.
Para inspirar, veja o significado de alguns símbolos da Páscoa.
OVO DE PÁSCOA
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.
COELHO
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
OVELHA (cordeiro)
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
VELA (Círio Pascal)
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
GIRASSOL
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
PÃO E VINHO
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura".
COLOMBA PASCAL
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
SINO
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
É possível utilizar desses símbolos decorando os móveis da casa. Se você tem uma sala de jantar, pode montar sobre o bufê uma bandeja com pão envolto em plástico filme, vinho, uvas artificiais e taças. Fica lindo! E mesmo no armário da cozinha... O que importa é a sua criatividade e o desejo de decorar.
Agora que estou Em Casa, tenho tempo para as coisas de casa, de família e de celebrações! Paz de espírito!
Espero ter inspirado você a decorar a casa para a Páscoa. Pegue lá os ursinhos de pelúcia dos filhos, com certeza, tem coelhinhos entre eles. Monte uma cesta. Decore com a sua criatividade que tenho certeza que irá fazer um bem enorme para a família.
Tenho certeza que influenciará muita gente! Ficou linda a cestinha, adorei! Parabéns!
ResponderExcluirAh que bom que gostou! É preciso dar um toque especial na vida, que por si só, é pura luta e correria. Alguns detalhes fazem a diferença. Obrigada pela presença amiga!
ResponderExcluir