É costume os casais comemorarem os 25 e 50 anos de casados, as Bodas de Prata e Ouro. Eu já tive a honra de participar de uma Bodas de Diamante a qual se festeja os 60 anos de casamento. Uma verdadeira bênção!
Festejando ou não, o importante é que as bodas sejam vividas com muito amor, paz e alegria. As comemorações são realizadas dia após dia em que os casais conseguem amadurecer juntos, serem cúmplices e se apoiarem mutuamente.
Estamos, eu e meu esposo, comemorando nossa Bodas de Hematita, que é uma pedra valiosa. Mas como é estar casados há 28 anos?
Não existe uma fórmula mágica nem uma receita pronta para viver um casamento duradouro. Mas existe um ingrediente essencial, o amor! E o amor se fortalece à medida que o casal alimenta a sua relação com resiliência. Dificuldades são experimentadas diariamente na vida a dois. O modo como conseguimos superar essas dificuldades é que faz o amor se tornar forte.
Uma vez solucionados os desafios que vão surgindo na convivência a dois, fica fácil dizer eu te amo. Sem esquecer que os mimos também são importantes, nem que seja uma florzinha do mato oferecida a ela com carinho e uma cartinha de amor escrita para ele. A felicidade está nas pequenas coisas, escondidas nas intenções ocultas do coração. É preciso ter sensibilidade e sabedoria para decifrá-la.
Fé é o segundo ingrediente necessário para manter um casamento por longos anos. Crer que Deus é quem nos aproximou, nos fez olhar diferente um para o outro e que nos uniu, nos faz ser responsáveis reciprocamente. "O que Deus uniu não separe o homem" é preceito divino.
Uma coisa que aprendemos no Encontro de Casais com Cristo o ECC, é que numa relação marido e mulher o que deve prevalecer não é o desejo de ser feliz, mas sim, o desejo de fazer o outro feliz. O egocentrismo na vida conjugal não deve existir. Tudo que planejamos e realizamos deve ser pensando em nosso cônjuge, em como agradá-lo (a).
Ah, as mulheres são ligadas a tudo quanto é datas. Os homens são mais deligados mesmo. É natural. O que importa é que, independente da data, vocês se façam felizes. Agora, se você faz tanta questão e ainda não se casou, marque a data do casamento junto a do aniversário dele. Pode ser uma boa estratégia.
Diferenciamos muito em 28 anos? Inevitável não é mesmo?
Se tens 5 minutos, assista aqui mesmo no blog, um vídeo do Padre Zezinho que diz: "O casamento é incompatível com seus próprios interesses" (clique aqui)
Marili
ResponderExcluirParabéns pela postura, pela maturidade.
Cláudio.
Obrigada Cláudio.
ResponderExcluirQue lindo! Vc é muito especial e faz tudo especial a sua volta. Mulheres como vc são muito raras. Vejo as coisas um pouco distintas de vc quanto a felicidade, acredito que temos que ser felizes sozinhos, para que alcancemos o outro através do entusiasmo e alegria. Parabéns, sou sua fã!
ResponderExcluirObrigada amiga pela sua admiração. E você sabe, a recíproca é verdadeira! De um modo ou de outro o importante é sermos felizes! Beijo.
ResponderExcluir