É ver seu filho cada vez mais se parecer com o papai. Não diferente da moça com a mãe, o rapaz também se torna sócio do pai. Não é exagero, mas uma marquinha na roupa se faz necessário porque muitas vezes não sabemos o que é do pai e o que é do filho. Roupa, perfume, gravata, nada é mais só do pai.
Ser mãe de rapaz é ficar apreensiva com as responsabilidades que chegam. O alistamento militar; o primeiro emprego; a carteira de habilitação; a primeira namorada; os estudos... E nossas orações também são incessantes pelo nosso filho.
As mudanças de voz, fina, roca, até que se estabeleça. A fase do estiro em que crescem demais e ficam magros. A vontade de ter logo barba e bigode; poder passar a lâmina no rosto e nunca mais se ver livre disso. Não sabe se deixa o cabelo cobrir a nuca ou se copia o visual moderno dos artistas. As fotos sem camisa... Enfim, o rapaz quer se encontrar, se definir no tempo. E nós achamos tudo lindo!
Mãe de rapaz é ser pra ele aquela que medica, aconselha, escuta, entende, cuida e ama, ama muito! O filho rapaz tem uma ligação intensa com a mãe. Pode não parecer, mas mesmo não estando tão juntos são extremamente unidos. E agora são eles que nos levam. Desde que aprendem a dirigir e se habilitam nos tornamos suas passageiras nas andanças da vida.
Ter um rapaz é se preparar para ter uma outra filha, aquela por quem ele irá se apaixonar. Penso que a grande ansiedade do nosso filho é se sua mãe irá receber bem sua namorada. E ser mãe de rapaz é ter orado, desde muito pequeno, para que essa pessoa por quem ele iria se interessar, um dia, estivesse dentro dos planos de Deus para a vida dele. Então tudo é tranquilidade, pode receber de braços abertos sua mais nova filha.
Nosso rapaz aprende ser família quando vivencia em casa um clima de paz e harmonia. Tenho certeza que quererá reproduzir o que vivenciou. A tendência é que se espelhe também em seu pai. E, a nós mães, cabe orientar para que seja um bom marido e pai de família. A fé que aprendeu também tende a seguir com ele.
Agora, ser mãe de homem maduro, já é história para um outro texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.