Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Deboche, chacota, críticas e zombarias

E de repente bate aquela insegurança, a autoestima está baixa, a frustração se instala e a única maneira de se defender disso, infelizmente, é criticar e denegrir as pessoas ao redor. Você conhece alguém assim?

Certamente! Você deve conhecer alguém que adora tirar um sarro, rir dos erros das pessoas, debochar do sotaque, das palavras erradas que diz, da maneira como a pessoa se veste, da sua ignorância sobre certos assuntos, ou ainda, porque tropeçou na rua, deixou cair alguma coisa... Não é difícil encontrar pessoas que riem da fraqueza alheia.

Nas redes sociais o que mais tem são vídeos zombando das pessoas. Aliás, a TV já incentivou esse mal hábito quando instituiu as tais "pegadinhas" o que nada mais é do que debochar das pessoas e mostrar para todo mundo ver e rir também.

Está rolando aqui na internet um vídeo sobre o pronunciamento de um político nordestino (população "nada" discriminada neste país, diga-se de passagem) que, sem querer, falou uma frase que virou chacota para o público. Quanto mais ele tentava se desculpar, mais as pessoas riam dele.

Olha, eu tenho uma facilidade enorme de me colocar no lugar dos outros e me colocando no lugar deste senhor, eu me senti muito mal em ver as pessoas rindo "de mim" em alto tom. Que vergonha eu senti, me imaginando na situação daquele homem...

Ao ler até aqui, você já deve ter buscado na mente, pelo menos, uma dessas pessoas que adora rir da desgraça alheia, fazer chacota dos outros, colocar o outro em situação de inferioridade, não é? Agora, tente lembrar se esta mesma pessoa aceita que debochem ou zombem dela? Não! Claro que não aceitam e ficam tremendamente revoltadas quando isso acontece.

Por que essas pessoas se comportam assim?

Bem, em alguns casos, esse hábito de rir dos outros é adquirido dentro de casa, ensinado pela própria família. Ou não será daí que surgem também os preconceitos, o racismo e a discriminação? Mas em outros casos, a convivência com certos "amigos" também pode fazer com que uma pessoa adote para si tal comportamento. Mas o mais provável é o que eu escrevi no início do texto... As pessoas reagem com deboche, chacotas, críticas e zombarias quando se sentem inseguras, com a sua autoestima baixa, desprezadas ou frustradas. E reagem assim, pelo simples motivo de se sentirem "superior", pelo menos, por um instante. Não dá para deixar passar uma oportunidade de se sentir bem, nem que seja, por um rápido momento.

Bom seria se essas pessoas dessem um pouco mais de atenção para si mesmas, tentar sentir o que as incomoda tanto a ponto de ferir o outro atingindo-o na sua fraqueza ou ingenuidade. Agora se a intenção não é esta de denegrir a pessoa do outro, desestabilizando-o, desmotivando-o, desestruturando-o, tentar ajudar seu semelhante a melhorar sem rir dele, sem deboche, chacota, críticas e zombarias, é possível?

Só mais uma coisa... A minha frase preferida é: "Não faça para o outro aquilo que não quer que façam para você."  Esta é a regra básica para toda convivência humana saudável. Também acredito que aquilo que plantamos colheremos. Portanto, se quer atenção, dê atenção; se quer carinho, dê carinho; se quer crescer, deixe o outro crescer. Simples assim. É dando que se recebe, tanto o mal quanto o bem!

Abraço!

Não deixe de votar abaixo com seu clique em uma das opções para esta postagem.

COMPARTILHE!!

10 comentários:

  1. Concordo Marili!
    Muitas pessoas tem isso de debochar por que se sentem inferiores e é uma maneira de sentir acima de quem se esta debochando.
    Isso é fato que vem de casa, são os pais que ensinam, os pais que mostram com suas atitudes, suas palavras.
    E se o filho vem e filho fala algo que não é ético a obrigação dos pais é imediatamente corrigir e dizer: Isto é errado.
    Bom Sinto que cumpri minha obrigação de mãe, nem preciso chamar atenção ele mesmo já sabe e fale isso num é certo.
    E mais ele diz isso me incomoda vou tomar as dores e vai defender.
    Valores, Ética e bons costumes passamos para nossos filhos que passaram aos seus e teremos um mundo bem melhor com certeza.
    Beijokas amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, seu filho é um exemplo!! Graças a educação que você e seu esposo deram a ele! Parabéns! Obrigada amiga, por se fazer sempre presente! Um beijão!!

      Excluir
  2. eu odeio e tento me afastar desse tipo de gente. No meu colégio tem um grupinho de meninos que tudo o que os outros faz é motivo de risada . Adorei o post vc falou tudo com muita clareza.Creio que todos nos ja passamos por momentos assim.

    http://blogdudamenezes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda! Quero lhe agradecer por teres tirado um tempinho e deixado sua contribuição aqui neste post! Obrigada mesmo! E sim, também acho que todos já passamos por momentos de constrangimentos e não é nada confortável. Faça-se sempre presente! Grata!

      Excluir
  3. Quem tem esse comportamento , principalmente o de desprezar é muito ruim!!! vivo isso às vezes como meu esposo! mas hoje vejo que é pura insegurança e não sofro tanto como antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celia Nascimento, obrigada por participar!! Fiquei imensamente feliz em receber seus comentários! Muito obrigada! Que bom que você entendeu o comportamento do seu esposo. Mulher sábia! Parabéns!

      Excluir
  4. Ele não faz chacotas pelo contrário o seu olhar e de desprezo! Já falei a ele que esse comportamento mim tira dele! Você acredita que ele diz não perceber que esse é seu jeito e não vai mudar!! sempre que te algo que lhe incomode se comporta assim, quando vem falar parece o certo de tudo! Depois que esclareci esse jeito dele ruim que queria ele mais amigo,; Deu uma melhorada!!! deboche, zombaria e descaso com o próximo aquem a amamos é falta de respeito com qualquer ser humano!! tenha-se finesse pra viver!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, você fez muito bem em conversar com seu esposo. O diálogo é essencial para colocar as coisas no lugar entre o casal. E você mostrando a ele (que não percebe o comportamento que tem) que precisa melhorar é o caminho certo. E se depois que você falou ele deu uma melhorada, glória a Deus! Obrigada pela sua participação. Abraço!

      Excluir
  5. Ele não faz chacotas pelo contrário o seu olhar e de desprezo! Já falei a ele que esse comportamento mim tira dele! Você acredita que ele diz não perceber que esse é seu jeito e não vai mudar!! sempre que te algo que lhe incomode se comporta assim, quando vem falar parece o certo de tudo! Depois que esclareci esse jeito dele ruim que queria ele mais amigo,; Deu uma melhorada!!! deboche, zombaria e descaso com o próximo aquem a amamos é falta de respeito com qualquer ser humano!! tenha-se finesse pra viver!!!

    ResponderExcluir
  6. Quem tem esse comportamento , principalmente o de desprezar é muito ruim!!! vivo isso às vezes como meu esposo! mas hoje vejo que é pura insegurança e não sofro tanto como antes!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.