Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pão de queijo da Marilí

Uma leitora amiga, a Gisele, pediu-me para ensiná-la como eu fiz os pães de queijo que publiquei no último dia do feriado de Ano Novo. Eu disse a ela que publicaria aqui no Blog, e então, vai aí a receita.

Você poderá utilizar uma medida qualquer, escolha um copo, um recipiente ou até uma tacinha de sobremesa. Eu prefiro usar essa medida:

Ingredientes:
3 medidas de polvilho doce
1 medida de leite
1 medida de água
3/4 de uma medida de óleo
1 colher (sopa) bem rasa de sal
2 a 3 medidas de queijo ralado
3 a 4 ovos 

Modo de fazer:

Colocar o polvilho numa vasilha grande e reservar. Ferver juntos o leite, a água, o óleo e o sal. Escaldar o polvilho. Isso quer dizer, ir despejando esta mistura fervente sobre o polvilho. Utilizar uma colher para ir misturando bem até que todo o polvilho fique umedecido. Ir quebrando e acrescentando os ovos um a um, sempre amassando com a mão. Acrescente o queijo ralado. Eu prefiro amassar ainda quente, numa temperatura que eu aguente na mão. Se colocar todos os ovos e ainda assim notar que a massa está muito firme, poderá acrescentar leite frio até o ponto.
A consistência da massa deve ficar boa para enrolar. Passar óleo nas mãos e fazer as bolinhas do tamanho que desejar. Não tem necessidade de untar a forma. Leve para assar e retire do forno conforme o gosto. Há quem prefira pães de queijo mais branquinhos, e há quem os prefira mais moreninhos. Lembrando que quando menos assados eles tendem a murchar fora do forno.


E você? Tem costume de fazer pão de queijo? Seu modo de fazer é diferente do meu? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe aqui comentários.



2 comentários:

  1. Amiga que receita maravilhosa!!!
    Nossa deve ficar muito gostoso esse pao de queijo, eu vou tentar fazer, aqui em casa todo mundo ama. Eu compro aqueles congelados mais sai bem mais caro. Amei seu post amiga, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own minha querida amiga! Primeiramente muito agradecida por estar aqui, porque sei o quanto você é ocupada! Deus a abençoe! E sim, tente fazer, e depois me diz o que achou, se gostou... Aqui também todos adoramos, quando os filhos era pequenos eu fazia toda semana, mas agora, até por questão de "engordamento" ando fazendo de vez em quando. kkkk Beijos!!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.