Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sem ânimo para limpar a casa?

Eu sei muito bem o que é isso! Qual dona de casa não sabe? Pelo menos uma vez na vida de dona de casa, já nos sentimos desmotivadas a fazer a limpeza do lar. Qual é o motivo? São diversos motivos. Por experiência própria, posso dizer que a doença é o primeiro motivo, o segundo, a desorganização e, o terceiro, excesso de atividades dentro e fora de casa. Triste realidade, mas existencial.

Se vai tudo bem com a saúde e, mesmo assim, não se tem ânimo para as tarefas domésticas, faça um tour panorâmico sobre os cômodos da casa e sinta como anda a organização. Se for o caso, adie a limpeza e dê prioridade para organizar, dia após dia, sua casa. Posso garantir que, depois da organização, a limpeza fica até prazerosa.

Uma casa organizada, agradece a limpeza que fazemos. Antes da organização, eu tinha a constante sensação de que não adiantava limpar a casa; não realçava, sabe? Ainda não terminei de organizar todos os cômodos, mas já sinto uma grande diferença! Hoje, limpar se tornou mais fácil, rápido e prazeroso. Qualquer limpezinha que eu faça, uma sensação de leveza se instala no ambiente. Já sabemos, através da metáfora "Arrume suas gavetas", que o interior e o exterior da gente são intrinsecamente ligados. Então, não me espanto se a leveza que sinto no ambiente, seja uma consciência menos pesada, pela não negligência com a organização da casa.

Quando todas as nossas coisas tem seus lugares próprios para serem guardadas e nos desapegamos dos excessos, tudo flui melhor no nosso dia a dia. Sendo assim, na limpeza, não esbarramos em nada amontoado nos cantos, não precisamos desviar de nada pela frente e nem tirar coisas dos lugares impróprios para limpar.

Pensa que você quer limpar embaixo da cama e se depara com calçados espalhados lá debaixo, caixas disso ou aquilo... Não, isso não é vida. A limpeza precisa ser leve e fácil, para que tenhamos ânimo e prazer em limpar. Para a limpeza do piso, quanto menos coisas pela frente, mas fácil é a limpeza. Até as cadeiras eu gosto de levantar ou levar pra fora, para limpar sem ter que esbarrar em nada ou desviar dos obstáculos.

Tirar o pó de móveis que tem poucos itens sobre ele, é muito mais fácil! Há muito tempo, quando eu ainda não tinha internet, uma amiga veio à minha casa e já me alertou quanto a isso. Ela me disse que não gostava de nada pequenininho e nem coleções de nada sobre os móveis, porque dava trabalho para limpar. Demorou , mas desapeguei! Realmente eu tinha muitas coisinhas espalhadas pela casa, achando que era o que eu tinha para decorar. Não, hoje eu entendo que decoração é muito mais simples do que isso.

Esses dias, usando a internet, aprendi uma palavra nova que vou usar aqui: procrastinação. O ato de procrastinar uma organização, só torna nossa vida mais pesada em todos os sentidos e afeta até a nossa saúde. E agora uso uma palavra que aprendi na faculdade: cíclica. Procrastinar a ordem na casa, gera uma rotina cíclica, onde, tudo se repete no sentido desanimador. Sem a organização, até nos esforçamos a limpar, mas se não sentimos bem estar com essa limpeza, não teremos vontade de limpar novamente.

Portanto, a dica para ter novo ânimo com a limpeza tem uma palavra de ordem: organização.



22 comentários:

  1. Era o que eu precisava ler...muito inspirador...estou tentando cavar o ânimo...e suas palavras me inspiraram muito...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Que bom receber seu comentário!! E confesso-te que foi ótimo reler este meu texto. Eu também estava precisando. Fico feliz em poder ajudar e motivá-las. Volte, participe mais vezes. É sempre uma felicidade essa troca. Abraço. Deus abençoe!!

      Excluir
    2. Oi!! Que bom receber seu comentário!! E confesso-te que foi ótimo reler este meu texto. Eu também estava precisando. Fico feliz em poder ajudar e motivá-las. Volte, participe mais vezes. É sempre uma felicidade essa troca. Abraço. Deus abençoe!!

      Excluir
  2. Oi, me ajudou muito o seu post, estou grávida, tenho 2 filhos pequenos e tenho ficado muito desanimada com tudo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como fico feliz em poder ajudar!! Deus seja louvado!! Siga-me no Instagram e no Facebook, pode ser que te anime um pouco mais! Tudo de bom pra você flor!! Bjo

      Excluir
  3. Estou precisando muito de ânimo
    Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom receber seu comentário! Força aí! Vamos fazendo devagar, mas sem desanimar! Abraço.

      Excluir
  4. muito bom gostei minha estante é cheia de lembrançinhaS ENTRAPALHA NA HORA DA LIMPESA TENHO MUITOS LIVROS REVISTAS UMA CHATISE PRECISO DE AJUDA OQUE FAZER COM ESTAS COISAS TTENHO UMA ESTANTE CHEIA DE CAIXA DE SAPATO COM COISAS DENTRO PRECISO DE ESPAÇO AJUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, Ju, toca aqui,porque estamos iguais! Eu tenho muito apego as lembrancinhas, enfeitinhos que tenho na estante, em cima dos móveis, mas guardei tudo numa caixa dentro do maleiro. Foi a melhor coisa! Móveis livres para limpar é vida! Estou no mesmo dilema que você com caixas para destralhar. Mas tenho fé que chegarei nelas. Quero me desfazer de muitas coisa. Só assim conseguiremos ter domínio sobre a organização e limpeza! Vamos juntas! Abraço.

      Excluir
  5. Nossa! Que matéria maravilhosa!
    Sei que ela é antiga, mas eu estava buscando isso na internet e seu blog apareceu na minha busca do Google.
    Estou precisando desse ânimo para arrumar minha casa!
    Vou seguir essas dicas, obrigada.
    Ah! Também tenho um blog, se quiser conhecer o meu, te agradeço.
    Já estou seguindo o seu blog.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacky! Que maravilha, somos colegas de blogs! Que bom que o post, mesmo sendo antiguinho ainda serve de luz, consolo e motivação para nós, não é mesmo? Muito obrigada, vou visitar seu blog sim. bjo

      Excluir
  6. Oi boa noite a todas. Estava aqui na madrugada orando a Deus e achei esse maravilhoso comentario sobre o desânimo de arrumar a casa, confesso que imaginava que estava sozinha nesse barco, mas pelo que vejo não. Lindas palavras e fortalecedora era muito cuidadosa comigo e com minha casa sendo que tantas coisas aconteceram que minha casa ficou totalmente desordenada olho e choro por ve la desse jeito, parece que quanto mais faço mais coisas tem. Através dessas palavras e com ajuda de Deus buscarei um resultado positivo. Obrigado a todas. Zap 021988401390 zap o pior e que quando nao conseguimos organizar a nossa casa a nossa auto eatima fica terrivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!! Nossa, fico feliz com seu comentário! Realmente a sensação de quanto mais fazemos mais temos a fazer é horrível! Que Deus nos ajude e revigore nossas forças a cada dia, amém! bjos

      Excluir
  7. Oi boa noite a todas. Estava aqui na madrugada orando a Deus e achei esse maravilhoso comentario sobre o desânimo de arrumar a casa, confesso que imaginava que estava sozinha nesse barco, mas pelo que vejo não. Lindas palavras e fortalecedora era muito cuidadosa comigo e com minha casa sendo que tantas coisas aconteceram que minha casa ficou totalmente desordenada olho e choro por ve la desse jeito, parece que quanto mais faço mais coisas tem. Através dessas palavras e com ajuda de Deus buscarei um resultado positivo. Obrigado a todas. Zap 021988401390 zap o pior e que quando nao conseguimos organizar a nossa casa a nossa auto eatima fica terrivel

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu comigo algo parecido com a Simone. Sempre fui organizada, embora apegada a algumas lembranças que tenho em casa, acho que pensamos o quanto foi difícil comprar, a luta pra ganhar aquela grana e poder pagar por um objeto, lembrar do dia que ganhamos aquele presente, algo que os pais que nos deram um dia, um niver que fomos e ganhamos de brinde, tudo nos faz recordar e ver como foi importante, um dia útil, ou saudoso quando olhamos.
    Aqui ando desanimada para arrumar tudo hj em casa pq minha vida virou de cabeça pra baixo nos últimos anos, perdi emprego, pai doente e faleceu, irmã doente grave e eu cuidando e fazendo tudo na casa, na rua, sem trabalho pra ter grana, e com a morte do meu pai veio pra minha casa as roupas e coisas pessoais dele, móveis doei, mas as miudezas, livros, papeizinhos e coleções dele, panelas, ficaram aqui pra eu ver e separar, dar e vender. No meio do quarto no chão um amontoado de sacolas dele e não consigo parar e ficar horas olhando e mexendo, separando.
    Com o dia a dia onde focava na comida e roupa suja, exames e consultas da irmã, não consigo guardar e organizar as coisas largadas sobre móveis, gavetas, armários por dentro.
    O som alto no rádio e desligar o cel do zap e face ajudam bastante, pq se eu olhar cel ou tv não faço mais nada no meu dia. Que Deus me ajude e me dê força e coragem pra esta luta! rsrs minha casa nunca esteve tão bagunçada e por limpar como hoje tem estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Nossa, como seu comentário contribui com a postagem! Lendo você, pensei foi nos meus filhos... O que estou deixando de coisas a serem descartadas para um dia eles se sentirem assim como você! Preciso, pra ontem, tratar de fazer esta limpeza. Não posso deixar este peso para eles. Mas eu e você, pelo que me parece, somos crias dessa geração que guardava muitas coisas e sofremos. Me solidarizo com você, e se te consola, eu estou lotada de caixas aqui para descartar e não encontro jeito de fazer isso também. Se fazemos tudo que precisa em casa nem tempo pra cuidar da gente arrumamos. Então vamos descartando uma sacolinha de coisas por dia e logo poderemos respirar mais aliviadas. Obrigada pelo comentario. Abraco.

      Excluir
  9. O desanimo atinge até o ato de tirar o pijama, como ter ânimo para organizar?

    Quem te ânimo para organizar tem ânimo ara limpar

    ResponderExcluir
  10. O desanimo atinge até o ato de tirar o pijama, como ter ânimo para organizar?

    Quem tem ânimo para organizar tem ânimo para limpar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha boa! Você está certinha! Mas algo precisa ser feito não é mesmo? Eu acho um horror limpar se está bagunçado. Então, parto primeiro para organizar e depois limpar.

      Excluir
  11. sabe a rotina de casa esta me dando um esgotamento ,me sinto envergonhada de estar assim porque sempre fui uma mulher com uma casa bem organizada,nao me sinto valorizada parece que o que fasso e mais que minha obrigaçao,

    ResponderExcluir
  12. Ola. Nem sei se alguém vai ler meu comentário. Não estou nada bem. Moro com meu filho de 8 anos e não consigo controlar a bagunça da casa. Está uma desordem, pia cheia de louça, tudo bagunçado. Isso me faz mal. Muito mal. Tenho vontade de sumir. Nao consigo fazer absolutamente nadaa em casa. Até choro. Divido meu quarto com meu filho e tudo que vejo é resto de biscoito, brinquedo, papel. Enfim...não tenho mais ânimo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.