Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sábado, 29 de outubro de 2011

Campanha aborda luta contra o preconceito a psoríase

 Lesões avermelhadas recobertas por escamas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo podem ser os primeiros sintomas da psoríase. Ela é uma doença inflamatória crônica, que atinge principalmente a pele em regiões de maior atrito e as articulações. Neste sábado (29) é comemorado o Dia Mundial da Psoríase e aSociedade Brasileira de Dermatologia realiza campanhas de conscientização sobre a doença.
De acordo com o dermatologista José Joaquim Rodrigues, as causas da psoríase ainda são desconhecidas pelos especialistas, mas sabe-se que 30% dos casos envolvem fatores genéticos. “Não existem estimativas de quantos brasileiros possuem a doença, mas no mundo são aproximadamente 3% da população.”

Ele afirma que as lesões são causadas pela reprodução acelerada da pele. Ou seja, normalmente a pele se renova a cada 28 dias, mas para pessoas que tem psoríase acontece em 3 a 5 dias. “A pele fica imatura e surgem manchas vermelhas e escamações. Quando ferimos a pele, ela se renova e cicatriza de forma mais rápida. Na psoríase acontece a mesma coisa sem ter tido um machucado”, afirmou. As manchas são mais frequentes no verão do que no inverno e aparecem em qualquer idade, porém com mais frequência entre 20 e 30 anos e 50 e 60 anos.

Celina Lucas tem a doença há 30 anos e não tem problemas com preconceitos


A psoríase não é contagiosa e também não tem cura, mas existem tratamentos e o controle da doença para evitar as lesões, se houver o acompanhamento frequente. Segundo o médico, entre os fatores de pioras estão o álcool, fumo e o estresse emocional. “Ela expressa fisicamente na pele o fator emocional do indivíduo”, disse José Joaquim.

Sem preconceitos

A representante comercial Celina Lucas Costa lida com a psoríase há 30 anos. A doença foi detectada por um dermatologista quando surgiram manchas no cotovelo, lugar de maior incidência no corpo dela, além do couro cabeludo. Ela afirma que convive com a doença de forma tranquila. “Já sofri preconceito e às vezes algumas pessoas olham com nojo para o machucado. Quando sinto liberdade, explico que não é contagioso e não escondo que tenho a doença”, disse Celina, que faz questão de usar blusas cavadas e deixar os cotovelos expostos.
Celina Lucas é uma pessoa ansiosa e afirma que já fez vários tratamentos e gastou muito dinheiro com pomadas, remédios e até fez consultas com um médico alemão. Antes, quando um colega que tem a doença falava de algum tratamento que deu resultado, ela buscava também. “Hoje eu descobri que tenho que curar o emocional primeiro e depois a psoríase”, disse.

Tratamentos


Doença atinge principalmente a pele em regiões de maior atrito
A representante afirma que já testou tratamentos populares como mistura de folhas e cremes, mas nada adiantou. Atualmente passa uma pomada com o nome de “Vovô Pedro” que auxilia na hidratação da região afetada.
Segundo o dermatologista José Joaquim, sempre surgem novos medicamentos para controlar a doença de maneira aceitável e os tratamentos caseiros e de uso popular sem recomendação do dermatologista podem piorar a psoríase. Ele orienta que o melhor tratamento é conviver bem com a doença evitando o estresse e fazendo exercícios de relaxamento. Celina Lucas segue bem as dicas do especialista e afirma que sempre que viaja com a família as manchas somem.

Sobre a psoríase

O que é
Só o dermatologista está apto a diagnosticar a Psoríase, pois da mesma maneira que é o médico indicado para o tratamento de doenças ligadas a pele, é também a melhor pessoa para cuidar do seu embelezamento.
Sintomas
A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações
Tratamentos
Somente após o diagnóstico da doença, feito pelo dermatologista, é que poderá ser indicado o melhor tratamento. Dentre os métodos utilizados podemos destacar o uso de pomadas, xampus e, em casos mais graves, sessões de fototerapia.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Recomendações
* Hidrate bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo;
* Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol;
* Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
* Procure não se desgastar emocionalmente,
* Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões;
* Visite regularmente o dermatologista e siga à risca suas orientações.
Campanha aborda luta contra o preconceito a psoríase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.