Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Organizar a casa

Já parou para pensar quantas coisas uma casa tem para serem organizadas?
Pois, se parar para pensar e resolver de fato assumir a organização, creio que não sobrará tempo para outra ocupação. Uma mulher que precisa/decide sair de casam para ser empregada, tem que fechar os olhos e se jogar.

Algumas de nós pensam que hoje está fácil, pois, temos máquina de lavar roupas! Sim, temos, mas ela não faz tudo sozinha. Primeiro separamos as roupas a serem lavadas. Depois precisamos colocar as roupas no varal. Recolhemos essas roupas secas e precisamos dobrá-las para depois passar. Ai você nota que tem alguma roupa encardida que precisa de uma atenção especial e por aí vai.

Para bagunçar o ambiente, é facílimo!! Deixar uma coisa aqui e outra ali para depois guardar é um vício que precisa ser corrigido. A dona de casa, que está em casa, pode passar os olhos por tudo e ir gerenciando as coisas que estão fora do lugar. Quem tem crianças pequenas então, nem se fala!!

Interessante é que,  antes, quando eu estava ocupada com os estudos e o trabalho fora de casa, eu não percebia muita coisa. Vou citar a folhinha anual; aquele calendário que ganhamos de cortesia das padarias, dos empórios ou farmácias. Eu os tive pendurado na parede por anos! Outro dia, me peguei prestando atenção a isso. Não seria melhor, ter esse calendário dentro de uma das portas do armário da cozinha, por exemplo? Ou, quem sabe, atrás de uma porta? Detalhes que fazem a diferença. Demorei a notar isso, ou melhor, estava ocupada com outras coisas.

Outra situação... Chegamos cansadas de uma reunião social, pensemos nas festas de fim de ano, tempo propício, já é madrugada o que queremos é irmos dormir. Retiramos as roupas e as colocamos ali em algum lugar do quarto para depois arrumar. Fazemos isso também com as bijuterias e sapatos. No outro dia dormimos até mais tarde para repor o sono perdido. Surge outro compromisso, um convite de almoço, vamos supor. Vestimos uma outra roupa, colocamos outros acessórios e saímos. Tudo se repete e nossas coisas vão ficando ali para serem organizadas. Há que se ter um tempo para passar os olhos sobre tudo e ir colocando as coisas no seu devido lugar.

Gosto de assistir vídeos sobre limpeza e organização do lar. Nos ajuda a ter umas ideias e pô-las em prática com nossas coisas. Mas, como cada realidade é única, nada melhor do que ir fazendo testes com o que temos a nosso dispor. Já tentou  trocar suas coisas de lugar? Eu vivi muitos anos com tudo do mesmo jeito. Por que? Por estar muito ocupada e com a mente cansada! A criatividade requer tempo para pensar em novas maneiras de usar os espaços que temos. As vezes acabamos adquirindo móveis, achando que falta espaço para guardar tudo, mas o que falta mesmo, é mudar algumas coisas de lugar ou se desfazer de outras. Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.