Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Homeschooling


Esta modalidade de ensino denominada Homeschooling, Ensino doméstico ou domiciliar já é legalizada em países como Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Portugal, entre outros. Em alguns países, e dentre eles o Brasil, é considerado crime. A legislação brasileira determina que toda criança deve ter direito à educação escolar e é incumbência dos pais matriculá-los e mantê-los na escola obrigatoriamente dos 4 aos 17 anos de idade.

Para tanto, o homeschooling pode ter caráter integral, onde a família decide se os filhos não frequentarão uma escola e aprenderão todo o conteúdo em casa, e o parcial, onde as crianças frequentam a escola num turno e em outro recebem o ensino domiciliar. 

Mas, por que alguns pais optam pelo ensino doméstico e não escolar? Algumas justificativas são apresentadas, tais como: os possíveis perigos a que os filhos estão expostos como o bullying; o aliciamento para o uso de drogas, desrespeito à moral, bons costumes, religião; a imposição dos conteúdos escolares sem levar em conta o tempo de aprendizado de cada aluno; a preocupação com a sobrecarga de atividades que impedem de a criança brincar. São essas, algumas das preocupações dos pais com relação à educação dos filhos, preferindo, assim, educá-los em casa.

Os pais optantes pelo homeschooling também sofrem fortes críticas de que seus filhos deixarão de se socializar com crianças da mesma idade; as crianças não saberão diferenciar o papel de pais e professores; falta de troca de conhecimento de caráter coletivo.

O que tenho notado ao acompanhar, de longe, algumas publicações de redes sociais a respeito do tema, é que nesta modalidade de ensino é possível investir numa educação de qualidade. Claro, pois a atenção dedicada a uma, duas crianças, oferece melhores resultados do que  a atenção que uma única pessoa, no caso um (a) professor (a), pode dar a uma classe de alunos; além do trato afetivo que as crianças tanto necessitam. Percebo que o investimento na leitura, e leitura de qualidade, é muito mais efetiva no homeschooling.

Se você se interessou pelo assunto, sugiro que assista ao vídeo a seguir, onde a Tássia explica muito bem a respeito desta modalidade de ensino. Eu adorei ouvi-la e fiquei feliz, pois escrevi primeiro o texto e só depois pesquisei o vídeo, que veio de encontro com a minha explanação. Muito legal este estudo sobre o ensino domiciliar. 



Uma conclusão que tirei de tudo que estudei sobre o assunto, é que os pais que se decidem por não levar seus filhos à uma escola e educá-los em casa, precisam ter muito empenho, determinação, amor em ensinar e ser um eterno estudante, porque terá de ser um pai/professor ou mãe/professora.

Diga para mim, aqui nos comentários, o que achou desta publicação, se já conhecia ou não. Comente se sabe de alguém que optou pelo homeschooling, ou, se você assumiria tal responsabilidade.

Site para contato sobre homeschooling no Brasil: Encontrando Alegria.

Não perca a próxima postagem que será "Por que as crianças mordem tanto?"


4 comentários:

  1. Marilí amei seu post, acho que as pessoas tem o direito de decidir o que é melhor para cada família, tem que ter responsabilidade na hora de tomar uma decisão tão importante como essa, amei, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que posso abordar, aqui, esses assuntos e contribuir para que, no caso, o homeschooling seja mais conhecido aqui no Brasil. Obrigada amiga! bjsss

      Excluir
  2. Oi Marilí, acredito ser algo a se pensar muito, concordo que cada aluno tem seu tempo para assimilar as informações dadas as escolas, e muitas vezes ficam com receio de ficar perguntando e deixam passar...É admirável os pais que podem se empenhar em educar seus filhos em casa há de ser uma tarefa bem árdua.
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
  3. Oi Deise, é verdade! Sem contar que aqui no Brasil tudo é mais difícil, a começar pelo material de apoio que não tem em português e o impecilho do Conselho Tutelar. Mas não é impossível. Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.