Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mãe coruja!

Os meus filhos são os filhos mais lindos do mundo, claro que são! É tanto amor que só conseguimos ver beleza em cada filho. Aliás, as "mães corujas" não só acham seus filhos os mais lindos, como também os mais inteligentes, cheirosos, fofos.

Você sabe a origem deste termo tão usado para definir todas as mamães que afirmam ter os filhos mais lindos do mundo?  "Mãe coruja" deriva da fábula:

A CORUJA E A ONÇA

Foto de minha autoria de apresentação de trabalho de colegas do curso de Pedagogia

A coruja sabia que a onça andava devorando os filhotes dos animais da floresta. Assim, como dava-se bem com ela foi falar-lhe:
– Comadre, eu queria lhe pedir um favor. Sei que você lambe-se por um filhote, mas gostaria que você poupasse os meus!
– Com certeza! – respondeu a onça. – Afinal somos amigas. Mas diga cá, comadre: e como é que eu vou reconhecer os seus filhotes?
– Ah, – retorquiu a coruja, sorrindo embevecida. – Isso é muito fácil! Os meus filhotes são os animaizinhos mais lindos! Dentre todos os filhotes da mata, os meus são os mais bonitinhos!
– Pois então, fique tranqüila, – respondeu a onça. E saiu a caçar. Lá pelas tantas, deu de cara com as corujinhas, e até levou um susto. Aqueles bichinhos horrorosos – olhos esbugalhados, cabeça enorme, bico ridículo, emitindo pios esganiçados… Pensou a onça lá com seus botões (onça tem botões?): “Que coisinhas mais feias! Bom, estes certamente não são os filhos da comadre”. E nhac, os devorou.

Ou seja, somos todas mães corujas!
Muitas pessoas já devem saber a origem desse termo tão usado, mas até bem pouco tempo eu não sabia e, talvez, alguns dos visitantes do blog possam também não saber e estou dando esta possibilidade.

Tenho assistido a muito vídeos sobre maternidade e cada dia mais me convenço de que é a dádiva mais linda que Deus nos deu. Somos co-participantes da criação. Através da paternidade e maternidade damos sequência ao projeto inicial de Deus ao criar o mundo. Homem e mulher juntos geram vidas e não há riqueza maior! Um filho, uma filha é um pedacinho de nós e eles nos sequestram para toda a vida!

Como é bom ser mãe! Por vezes, chega a ser inexplicável!


4 comentários:

  1. Marli linda a história, mãe é mãe,Marli seguindo seu blog beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lucimar! Que honra ter a sua presença aqui! Sim, mãe é mãe mesmo! Nossa, fiquei super feliz em saber que você está seguindo o Sempre Simples! Tive o prazer, hoje, em conhecer também o seu espaço Estrela da Manhã que, por sinal, é lindo e edificante! Parabéns pelo seu lindo trabalho! Percebi que nossos Blogs seguem o mesmo estilo e fiquei muito feliz em ver o sucesso alcançado com suas publicações. Meus parabéns! Isso me motiva muito! Obrigada mais uma vez pela participação e pelo apoio. Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oiii, eu não conhecia essa história...
    Realmente acredito que as mães são bem corujas hehehe
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, mãe nenhuma acha um filho feinho como viu a dona onça na fábula... rsrsrs Beijos amiga!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.