Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Por que as crianças mordem tanto?

ecological kids
Utilizarei em algumas postagens de "Fala Pedagoga" as minhas experiências profissionais como educadora. E a questão das mordidas foi uma experiência bem acentuada nesta trajetória.

Trabalhei com a faixa etária de dois anos, e entre esses havia uma criança com frequente histórico de mordidas que a acompanhava desde o ano anterior. Posso dizer que a tensão na salinha, desses pequenos, era cotidiana. Nós, educadoras, não podíamos dispersar os olhos desta criança por nada, porque, ao menor descuido, a mordida era certeira.

É uma situação constrangedora, pois enquanto educadoras precisamos registrar tudo e solicitar aos pais que assinem a chamada "ocorrência". Os pais da criança que mordeu ficam muito envergonhados e dizem não saber mais o que fazer... Em contrapartida os pais das crianças que foram mordidas ficam chateados com os ferimentos causados em seus filhos e com razão. Mas isso não é tudo! A criança mordida chora e precisa de atenção; a que mordeu precisa de ser corrigida e entender o que provocou; as demais crianças presenciam tudo e tendem a reproduzir. A sabedoria é muito necessária nessa hora!

O que pensar sobre isso, e mais ainda, o que fazer diante desta situação?

Eu ficava reparando o comportamento desta criança, que mordia tanto, em momentos diversos durante o turno de aula. Porém, a agitação rotineira não nos permite fazer uma análise, digamos, precisa. Mas, se tratava de uma criança aparentemente saudável, com uma família estruturada, uma mãe presente na escola e muito atenciosa. 

O que eu fazia? 

Procurava dar atenção e elogiar os bons atos. Percebi que esta criança adorava ajudar os coleguinhas, como, a calçar seus sapatos, e eu sempre a elogiava por isso. Notei que a cada elogio mais esta criança queria mostrar seu ato de bondade. Veja que não é uma criança que sabe apenas morder os coleguinhas!

Penso que os profissionais da educação precisam lutar contra os julgamentos dominados pelas emoções; é preciso enxergar além das aparências e situações de tensão. Jamais um (a) educador (a) deve estigmatizar qualquer criança por situações diversas e, muito menos, menosprezá-la ou rotulá-la. São crianças e estão explorando o mundo, tentando conhecê-lo e se encontrar nele. 

Agora, para entender o "Por que as crianças mordem tanto?" trago um vídeo bem explicativo:



Para enfatizar um pouco mais a questão de que a criança aprende o que vivencia, conto um episódio que presenciei. Certa vez, no terminal de ônibus, enquanto eu esperava o ônibus para embarcar, prestei atenção numa cena... Havia uma mulher ao meu lado com um bebê no colo e outra moça que a acompanhava "brincando" com este bebê assim: a moça insultava a criança a bater em seu rosto e depois retribuía com uma palmada na mão do bebê. Fez isso várias vezes! Eu pensei... depois este bebê vem para os nossos cuidados nas escolas e chega lá batendo nos coleguinhas e ninguém entende o motivo desta "agressividade".

Papai, mamãe, vovô, vovó, madrinha, padrinho, titia, titio, como você tem se relacionado com seus filhos, netos, afilhados e sobrinhos? Atente se as "brincadeiras" não estão sendo incentivo para essas crianças reproduzirem com outras crianças de modo agressivo inconsciente, porque esses inocentes não têm ainda o devido entendimento. Lembrem-se, nós somos adultos e sabemos nos defender, o que não acontece de criança para criança.

Outra situação, é que a criança pode morder por achar que está fazendo um bem, por gostar tanto ela também morde. Nesse caso, as mordidas não se tornam frequentes porque ao ver a reação de choro do seu par, ela percebe que o que fez foi ruim.

Isso me faz lembrar de uma situação que aconteceu comigo. Sim, eu fui a autora da mordida! Foi a única vez que me lembro disso ter acontecido e eu era bem pequena mesmo. Marcou-me tanto que nunca mais esqueci. Foi assim... Eu estava brincando com uma criança bem mais nova e eu a achava a coisinha mais lindinha! E por achar assim, lancei-lhe uma mordida. Claro, ela chorou e fiquei toda apavorada. Ao chegar a mãe da outra criança e perguntar o que aconteceu, eu disse: "acho que uma formiguinha 'mordeu' ela". Own, será que convenci? (risos)

A próxima postagem será: "Estágio em Pedagogia", não perca!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.