Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Como estudar para passar em concursos (2)

Como estudar para passar em concurso

Sim, eu sei, está cheio de artigos e matérias aqui na internet ensinando "Como estudar para passar em concursos", e eu nem vou entrar em detalhes. O que pretendo é deixar aqui a minha experiência particular de como me preparei para realizar algumas provas a que me submeti na área da Pedagogia.

Não, também não estou no topo das classificações dos concursos que já realizei, mas consegui sim algumas boas colocações. E uma delas foi ter passado em 4º lugar para um cargo de Professor (a) das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal. Porém não pude ser nomeada porque ainda não tinha o diploma Isto mesmo, eu prestei o concurso (processo seletivo) sem ter terminado ainda a minha graduação e por isso senti que deveria compartilhar esta experiência para poder ajudar a quem se interessar.

Uma grande vantagem foi exatamente esta, eu estava estudando quando prestei a prova e todo conhecimento atualizado era ainda bem fresquinho na minha memória. Depois que tive a primeira experiência e de posse da prova, pude reavaliar onde eu errei e precisava me esforçar para aprender.

O primeiro passo é ler o edital do concurso inteirinho para direcionar os estudos. Entender quais questões tem maior peso de nota e se dedicar a estudá-las com mais ênfase como, por exemplo, a redação. Saber o que pode e o que não pode levar no local da realização da prova, horário, documentos e tudo para ter nenhum contratempo. Providenciar a documentação para comprovação em caso da disputa pela vaga ser decidida pelas competências do (a) candidato (a).

Como sempre gostei de navegar na internet, comecei a procurar provas dos últimos concursos realizados e encontrei muita coisa on-line para imprimir. Depois entendi que deveria procurar por provas semelhantes, porém da mesma banca responsável em realizar os concursos da minha cidade como a Conesul. Encontrei tanto as provas como também os gabaritos. Mas sempre tentei resolver as questões sem olhar nas respostas como forma de avaliar o meu conhecimento. Só depois de estudar pelas provas passadas, conferia as minhas respostas nos gabaritos.

Andei me inscrevendo em Cursos para Concursos também, mas confesso que tirei as melhores classificações quando estudei sozinha em casa. Além de que estes cursinhos não são baratos e são realizados em fins de semana, geralmente aos sábados, um dia quase inteiro de aula.

Descobri também que em bancas de jornal costuma-se vender apostilas de estudos para concurso nas diversas áreas. Sim, comprei e na época custou qualquer coisa em torno de 20 reais o livro. Nesses exemplares são reunidas as questões mais prováveis de cair em provas, além de bastante teoria e informações relevantes sobre a área especifica.

Escrever para mim é sempre uma atividade prazerosa e a redação não me apavorava tanto assim. Porém, nada de confiar na própria capacidade, temos sim que buscar aprimorar e comprei também um periódico de Redação para Concursos. Excelente!

Antes de enfrentar a crise de depressão eu sempre gostei de estar em dia com as notícias e não perdia um jornal na TV. Estar antenado (a) com os acontecimentos da atualidade e com o que anda acontecendo em nosso país, estado e cidade é também super importante para quem quer obter sucesso em concursos.

No mais, eu acredito que tudo que tem que ser será! "Deus ajuda quem cedo madruga", já diz o ditado popular. E isso quer dizer que mesmo sabendo que Deus tem planos para cada um de nós, devemos sim nos esforçar para conquistar o que almejamos. Preparar-se intelectualmente é tão importante quanto estar preparado (a) espiritualmente. Ir para o local da prova com calma e antecedência, estar seguro de si, confiar que estudou e se dedicou para realizar uma boa prova é fundamental. Estudar meses e não se preparar emocionalmente é inibir todo conhecimento adquirido por não saber administrar o medo da prova ou sobre o resultado que virá obter nela.

Espero ter ajudado a entender como estudar para passar em concursos!

Vem concurso por aí! Vamos nos preparar! Boa prova!!


6 comentários:

  1. Nunca estudei pra concurso, vou seguir as dicas quem sabe né amiga....
    Mas to pensando em estudar mais um pouco ano que vem, num aguento meu cérebro preciso de alimento kkkkkkkkkk
    Ótima dicaaaa!
    Beijo lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas isso é muito bom! Conhecimento nunca é demais! Perfeita sua iniciativa de voltar aos estudos amiga! Apoio! Obrigada pela presença! Beijos minha querida!!

      Excluir
  2. Nossa amiga amei suas dicas!
    Vou pegar seus posts com essas dicas e anotar tudo, eu gosto muito mais de dicas assim, também acho esses cursinhos meio complicado, principalmente quando estamos curtas de grana kkkkkk, você ajuda demais com sua historia e suas dicas Marilí, amei, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda! Vai anotar amiga? Nossa que gracinha!! Fico feliz em poder compartilhar. Só esqueci de mencionar que o Youtube é uma fonte de estudo fantástica também. Mas nessa época eu não tinha o hábito de usar como uso hoje o Youtube. Mas é isso aí amiga, foi o que fiz para estudar. Obrigada por estar sempre aqui amiga! Sinto muito a sua falta... Beijos!!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, já fiz concursos sem estudar e passei em um, mas a colocação devia ser mto baixa por isso nunca fui convocada. Mas com essas suas dicas acho q não tem erro. E ainda mais qdo vc fala de Deus, td o q acontece nas nossas vidas é com a permissão Dele! Bjo prima linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda minha prima querida! Você é nova deve mesmo tentar concursos! Vá fundo, estude que passa! E sim, Deus na frente de tudo é a regra! Beijos meu amor!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.