Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

domingo, 1 de novembro de 2015

Novembro Azul



Depois da campanha "Outubro Rosa" começa uma nova campanha sobre saúde: "Novembro Azul". Assim como as mulheres receberam as informações e incentivos para cuidarem de sua saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção ao câncer de mama, em novembro é a vez dos homens receberem também um alerta para a prevenção do câncer do próstata.

Sabemos de todo preconceito que ronda a mente masculina com relação ao exame de próstata e que adquiri uma dimensão social grande de fuga dos consultórios médicos. Para tanto a campanha "Novembro Azul" contribui no sentido de esclarecer a população, como um todo, da importância da prevenção.

Diante desta dificuldade que os homens têm de marcar uma consulta, a mulher pode contribuir e muito para modificar esta situação. Uma conversa clara e objetiva a respeito da necessidade de acompanhamento médico depois dos 40 anos, é valiosíssima entre o casal.

Quem foi que disse que é confortável para as mulheres se submeterem aos exames ginecológicos? No entanto, somos muito mais disciplinadas e conscientes de que a prevenção é a melhor atitude a ser tomada com relação à saúde da mulher. E com o homem não deve ser diferente. Há de haver uma mudança de comportamento quanto aos exames preventivos do câncer de próstata.

Os exames específicos realizados por um urologista ou proctologista são o de toque retal e o de sangue PSA, que devem ser realizados todos os anos. Mas é bom reforçar que a melhor prevenção é resultado da realização dos dois exames juntos, o toque retal e o PSA. Este sozinho pode conceder um falso negativo.


Mulheres conversem com seus maridos! Sabemos que temos um jeitinho todo especial de convencimento. Marque você uma consulta para seu esposo. Mostre-se preocupada com sua saúde e bem estar. Se preciso for, acompanhe seu marido à consulta. O estar junto pode ser uma motivação a mais. Aproveite e oriente-o para que peça ao médico os demais exames de rotina para controlar o diabetes, a hipertensão, o colesterol, entre outros.

Novembro Azul, junte-se a esta campanha você também! Quebre este tabu.

Para maiores informações acesse o site da campanha, clique AQUI.


4 comentários:

  1. Oi Marilí que saudades que eu estava rsrsrs, nossa você tem toda razão, homens são tão cabeça-dura para a saúde deles, realmente é muito importante falar desse assunto, amei seu post amiga, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Priscilla! Eu também estava com saudade de você, mas sei que precisava desse tempo de descanso. Espero que esteja renovada! Sim eles são durões mesmo! Vai aí um empurrãozinho né? Beijos!!!

      Excluir
  2. Adorei linda, o importante é que também devemos pensar em nossos, adorei a sua atitude de falar sobre o novembro azul, beijos linda.
    www.nathyassis.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor! Que bom tê-la aqui! Sim, podemos dar uma forcinha para a saúde deles! Obrigada. Beijos!!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.