Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Devo trocar meu filho de escola? - 6 reflexões a fazer antes de tomar esta decisão

É com certa frequência que leio ou ouço mães comentando que pensam em trocar seus filhos de escola. Mas, quando saber se esta troca de escola é uma decisão adequada?

São muitas as razões que levam aos pais cogitarem a possibilidade de trocar seus filhos de ambiente escolar: desde a mudança de residência até a insatisfação com a escola. E dentre estas razões, é preciso ponderar bem a necessidade real de mudar os filhos de escola.

Ao menor sinal de alteração de comportamento das crianças é necessário uma maior atenção para descobrir o que está acontecendo. Simplesmente mudar a criança de instituição escolar, sem saber o que realmente está ocorrendo com ela, pode levar o problema para frente.

Se na hora de ir para escola, seu filho chora, fica triste, reluta em sair de casa, ele pode estar enfrentado algum obstáculo. A primeira atitude dos pais depois de tentar entender os motivos é conversar com a Coordenação Pedagógica da escola, juntamente com a Professora. Um bom diálogo pode ser a chave para encontrar o problema.

Alguns pontos do desenvolvimento infantil devem ser analisados:


1- Chamar a atenção
A criança poderá estar passando por alguma fase e/ou estado emocional que propicie este comportamento.  Assim como há a fase da adolescência, as crianças também têm suas fases e uma delas é a "fase do não", dizem não para tudo.
O que fazer?
Neste caso é preciso exercer a autoridade sobre a criança, conversando, explicando da melhor forma que ir à escola é importante para ela.

2- Bullying
Não dá para descartar esta possibilidade. Tem sido muito comum casos de bullying nas escolas.
O que fazer?
Conversar com seus filhos e ver se há algo relacionado à maus tratos no ambiente escolar. Em caso afirmativo deve-se agendar uma reunião, na escola, com os responsáveis pelo seu filho ou sua filha. Tentar resolver este problema e, se preciso for,  chamar também os outros pais para a conversa.

3- Dificuldade de aprendizagem
Sim, pode ser uma das causas pela qual o seu filho não queira ir para a escola. A frustração da criança em ver seus coleguinhas avançando no aprendizado pode gerar a falta de interesse em estudar.
O que fazer?
O acompanhamento efetivo é a principal via de solução para esta hipótese. É certo que cada criança tem seu tempo, capacidade e limites para o aprendizado, porém, é necessário uma avaliação atenciosa sobre o desenvolvimento desta criança. O que as crianças desta faixa etária conseguem aprender? Por que seu filho não consegue fazer os deveres de casa? Por que as atividades de sala estão sempre inacabadas? Responder a estas perguntas pode-se chegar a um ponto comum.

4- Problemas familiares
O que está acontecendo em casa? Separação, brigas, discussões frequentes, alguém diferente veio morar em casa ou houve falecimento de alguém próximo? Todas essas situações podem refletir no comportamento das crianças.
O que fazer?
Uma vez detectado o problema é recomendado que  todos da família ajudem. Uma psicoterapia pode ser uma saída, tanto para pais, quanto para filhos. E até um suporte religioso pode acalmar esses conflitos e dores.

5- Doença
Está tudo bem com seus filhos? Há quanto tempo não faz uma avaliação médica com suas crianças?
O que fazer?
Investigar clinicamente o estado de saúde dos pequenos.

5- Mamãe grávida
A cegonha bateu à porta novamente? Que bom! Mas, seu filho ou sua filha poderá estar sentindo que as coisas estão mudando em seu "mundo". A chegada de irmãos na família pode ser causa de mudança de comportamento dos filhos.
O que fazer?
Leia muito sobre o assunto, tente fazer com que seus filhos queiram receber mais um irmão com alegria. Para isso, não desvie toda a atenção para sua gravidez ou para o recém nascido. Mães são dotadas desta capacidade de distribuir carinho, afeto, atenção e amor aos filhos, sem distinção.

Trocar os filhos de escola sem avaliar antes as razões para isso é perigoso. Diante desta simples troca de escola - uma, duas, três vezes - a criança poderá entender que pode, no decorrer da vida, ir trocando de ambientes ao menor sinal de descontentamento, ao invés de tentar resolver os problemas.

Abraço.
Marilí



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.