Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Limpeza do depurador de ar (1)

Quem não quer ter uma cozinha livre de gorduras por todos os lados? Conheço pessoas que preferem ter duas cozinhas, uma para exibir toda limpinha e outra só para cozinhar. Sim, porque enquanto cozinhamos, a gordura, o vapor e a fumaça se espalham por tudo e impregnam formando uma crosta difícil de limpar.

Uma alternativa: depurador de ar! Também muito conhecido por "sugar". O meu parecer sobre esse equipamento é que ajuda, mas não livra a cozinha da gordureira cem porcento. Se você pensa em adquirir um aparelho desse para se livrar de todo trabalho, repense. Ele consegue evitar que tanta gordura se espalhe por todos os lados, mas grande parte dela se concentra nele. Isso! Entendeu né? Você terá o trabalho de limpar o próprio depurador.

A tecnologia tem ajudado a melhorar muita coisa e houve mudança também na estrutura desses eletrônicos. Hoje os filtros são laváveis e podem ir inclusive à máquina de lavar louças. Mas mesmo assim ainda dá trabalho para mantê-lo limpo.

Impressionante é que a gordura se deposita não só nos filtros mas também sobre o aparelho e dentro dele. E se você passar alguns dias sem limpar, forma aquela "cola" de gordura que só sai esfregando e, esfregar até remover,  pode comprometer a pintura. 

Segue o modo como procedo a limpeza externa do depurador:

1- Removo os filtros e os coloco de molho em água fervente com detergente. Se você tem máquina de lavar louças, terá menos trabalho, pois, ela lavará as peças para você.
A Lucy Mizael do site Soluções Domésticas, ensina que além do detergente, acrescentar vinagre e bicarbonato, faz a gordura se soltar mais fácil. veja aqui

2- Utilizo apenas esponja e detergente neutro para limpar o aparelho. A esponja do lado macio para não arranhar a pintura. Passo várias vezes e enxugo com pano.

*Truque para proteger essa parte superior do depurador contra a gordura:

3- Você pode usar qualquer papel, mas cuidado com os impressos (jornal, revista) que podem manchar . Uso sulfite e gasto 7 folhas. Colo uma na outra, sobre a mesa, de forma que dê para cobrir todo o depurador. Faço o recorte da grade exaustora de ar e coloco esse forro grudando as 4 pontas com fita adesiva por dentro. Por que uso o sulfite? Para ficar bem discreto já que a cor é branca. Ninguém nota que está forrado.
forro que estava cobrindo o depurador
Veja a diferença na foto, da parte do papel que ficou cobrindo o aparelho, de uma parte que ficou escondida pela outra folha. Toda essa gordura iria grudar na peça e dar muito trabalho para limpar.

4- Agora é só esfregar as grades que ficaram de molho com uma escova, enxaguar e secá-las com um pano. Recoloque e pronto! 


Com esse *truque de forrar a superfície, consigo adiar em muitos dias a limpeza, além de conservar a pintura evitando os esfregões. O único trabalho diário é passar um pano no painel e nas laterais que ficam expostos. 

Cuidado!
Não use em hipótese nenhuma o Veja multiuso para limpeza dos seus eletrodomésticos porque amarela com o tempo. Não sei quanto aos outros multiusos, mas a recomendação do fabricante é para usar apenas o detergente neutro.

Acesse a limpeza interna clicando AQUI

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, principalmente dos papéis em cima, facilita e muito a limpeza! Beijos amiga! <3!

    ResponderExcluir
  2. Coisas de Darlene! Você me lembrou desse truque! Eu fazia isso no antigo aparelho, mas depois de tantos anos sem, já havia esquecido. Obrigada amiga!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por compartilhar dicas eficientes a respeito desse assunto! Voltarei mais vezes para aprender com você! Abraço e sucesso neste blog simpático e amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que lhe foi útil! Fico feliz em ajudar, e feliz também em saber que você Mari voltará! Abraço.

      Excluir
    2. Ahh e muito obrigada também! Obrigada pela visita e por deixar o comentário igualmente simpático e amigo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.