Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 27 de março de 2015

É hora de lavar os cobertores

Outono chegou e traz um recado: é hora de lavar roupas de cama, cobertores e travesseiros que estão guardados. Não tem nada mais gostoso, do que deitar numa cama limpinha e cheirosa, para uma boa noite de sono. E roupas que ficam guardadas por muito tempo, podem até ter sido guardadas limpas, mas adquirirem um odor desagradável. É preciso renovar o cheirinho de limpeza!

No geral, as cobertas, como popularmente chamamos, as colchas, mantas e os edredons podem ser lavados em casa, na máquina de lavar. Para os edredons e cobertores maiores e mais pesados, contratar uma lavanderia é a melhor opção.

Escolha um dia que tenha sol para ajudar na secagem. Cuidado para não sobrecarregar a máquina de lavar, nem que fique um dia inteiro lavando. Certifique-se que as roupas estejam completamente secas para guardá-las e não correr o risco de mofar dentro do armário.

Mesmo fora de época, em caso de visitas em casa, é bom dar uma revisada nessas peças que estão guardadas. Nunca sabemos quando o tempo vai mudar e pode nos pegar desprevenidas.

É bom colocar cheirinhos no local onde serão guardados esses enxovais, pois ajuda prolongar o perfume dos tecidos. Recomenda-se acondicioná-los em sacos de TNT que permitem a ventilação ou então as embalagens à vácuo que evitam que a poeira e os micro-organismos se depositem nas peças.

Minha mãe tinha o costume de espalhar patchuli pelos armários. É uma erva. Ela fazia um amarradinho dessas ervas e colocava junto das roupas. É uma opção para perfumar. Porém, tem um cheiro bem característico, pode não agradar a todos. Cheirinho de amaciante agrada a grande maioria, invista no enxágue.

Para quem trabalha fora e não tem tempo para cuidar dessas roupas da casa, uma opção é recorrer aos serviços de uma lavanderia. Ou então, vá lavando uma peça por dia. Devagar também se chega longe. Mas escolha lavar nos dias em que fica em casa o dia inteiro para recolher as roupas assim que estiverem secas. Caso contrário, como a maioria das mulheres saem cedo de casa e só retornam à noite, as roupas que ficam secando demais no varal, perdem o cheirinho gostoso e correm o risco de empoeirarem, ou dependendo do local, até molharem com a chuva. Sem falar que pode acontecer acidentes do tipo: o varal arrebentar e as peças caírem no chão.

Comece lavando no início do outono e, tranquilamente, verá tudo limpo. Por isso ter um planejamento e segui-lo com afinco é super importante para quem trabalha fora de casa. Planejar e fazer de tudo aos poucos, sem estresse, garante a conciliação entre os afazeres da casa e as obrigações externas. Confesso que eu não consegui conciliar essas duas obrigações.

Para os travesseiros não utilizo o amaciante no enxágue, por achar que  influencia na textura do enchimento. Mas isso, sou eu que penso, não sei se procede. Talvez, seja o caso de fazer a experiência. Como lavo? Normalmente na máquina de lavar. Na opção de lavagem leve, encho a máquina de água no nível mínimo, coloco o sabão em pó como de costume e um pouquinho de água sanitária para ajudar clarear o tecido. Ligo a máquina para diluir o sabão e coloco para encher novamente de água no nível máximo, só então, coloco os travesseiros. Consigo lavar dois travesseiros de cada vez.


Tudo limpinho é só reorganizar o armário! Que delícia! Nada melhor do que ter o controle sobre o bom andamento da casa.

Para seus jogos de lençóis ficarem perfeitos no guarda-roupa ou armário, sem que as peças se misturem, guarde-os dentro de uma das fronhas. Super prático!
Quer mais dicas como esta? Acesse nosso blog!

da página Karsten do Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.