Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 4 de março de 2015

As fases do casamento

imagem do google
Assim como a nossa vida, o casamento também tem fases. Pouco paramos para refletir sobre isso não é mesmo? E muitos casais interrompem a fase do crescimento, a dois, sem conseguir experimentar as superações da idade conjugal.

Assim que juntamos nossas escovas de dentes, ou seja, logo no início do casamento, acontece a fase do estranhamento, como irei chamar. Esse estranhamento é natural porque, afinal, cada um vem de uma família, com modos de vida diferentes, com hábitos distintos e costumes diversos. O que é comum a um é totalmente estranho ao outro. O casal, então, começa a somar suas diferenças, e na divisão de dois surge uma outra realidade, uma nova família com outros modos, hábitos e costumes.

Quando o casal, por diversas razões, protela a chegada dos filhos, eles vivem a fase do namoro matrimonial. É nessa fase que os dois pagam as dívidas feitas para a realização do casamento, passeiam muito, se divertem, se dedicam com exclusividade um ao outro.

Chega, a tão esperada por todos, fase produtiva. A gravidez e os preparos para a chegada do novo integrante da família. É hora de falar sério, de aprender ser pai e mãe. São tantos palpites, tantas receitinhas e conselhos que chegam nessa fase, no entanto, queremos descobrir sozinhos, do nosso jeito, por nossa conta e risco como cuidar da nosso rebento. Confiamos mais no que o pediatra recomenda e seguimos a risca suas orientações. O casal então, passa a dedicar sua atenção não mais a dois, mas a três, a quatro... E pasme, é perfeitamente possível! 

Os anos passam, o amor na família aumenta, cresce, se fortifica. É hora de vivenciar a fase do saber. Começamos nessa fase a aprender soltar das mãos dos nossos filhos, eles precisam ir à escola, criar novos vínculos, socializar-se, conviver com os diferentes e colocar em prática tudo que aprenderam com os pais até aqui. E eles trazem as novidades para o núcleo familiar e nós não mais só ensinamos, como aprendemos muito também.

Levamos um susto quando alcançamos a fase adulta do casamento. Nem acreditamos que tanto tempo assim já se passou. Parece que foi, mesmo ontem, que  unimos as escovas de dentes... Mas é verdade! Olhamos um para outro e notamos a ação do tempo em nossos rostos, em nossos corpos, em nossos cabelos. Não só soltamos nossos filhos pelas mãos, como também, pelos pés. São donos, agora, do próprio destino, vontades e escolhas. Nos é, ainda,  muito sofrido aceitar essa nova condição e nos preocupamos demais. 

E finalmente chega a fase madura para o casal. Costuma-se nessa fase, que os filhos já tenham se casado e a vida a dois recomeça. É preciso reaprender a namorar, passear, se divertir e voltar a atenção um ao outro. Uma novidade agora é a chegada dos netos. Todos dizem que os avós são pais com açúcar. Um dia, se Deus quiser, eu volto para contar essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.