Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Organizar fotos digitais

Depois de abordar a organização das fotos de papel, trago uma organização para as fotos digitais. A facilidade de registrar imagens atualmente fez-nos acumular uma infinidade de arquivos, que muitas vezes, não segue nenhum tipo de organização. Isso dificulta muito encontrar aquela determinada foto não é mesmo?

Trago algumas dicas para resolver essa questão.
  1. Antes de mais nada, descartar todos os arquivos de imagens que ficaram ruins, do tipo: escuras demais, desfocadas, cortadas e assim por diante.
  2. Selecionar a melhor imagem dentre todas as que ficaram muito parecidas e manter apenas uma.
  3. O arquivamento pode ser feito de várias formas: cartão de memória, discos, Pen Drive e HD.
  4. Transferir todas as fotos para o computador, separando-as em pastas legendadas.
  5. Uma vez ao ano, criteriosamente, salvar esses arquivos todos já organizados e legendados num lugar definitivo.
  6. Feito isso, as fotos podem ser apagadas do computador para liberar espaço.
  7. Se preferir, para uma maior segurança, mantenha as fotos no cartão de memória da câmera também e compre outro quando completar. Mas lembre-se de guardar de forma organizada também esses cartões que por serem tão pequenos são fáceis de se perderem.
Assim, é possível ter as fotos organizadas ano a ano e separadas por pastas nomeadas num mesmo lugar. Muito fácil para encontrar quaisquer que for. Os discos, se bem guardados, são ótimos para essa organização, pois permitem escrever com caneta permanente o ano correspondente aos aquivos contidos nele, tornando mais rápida a procura. Escolha salvar em programas que não permitam alterações para não desorganizar ou correr o risco de excluir algum arquivo por descuido. Os discos podem ser guardados na capinha original, em caixa, de modo que fiquem em pé e os mais antigos por trás. Ou naquelas pochetes próprias para guardar CD.

O único problema é com a rapidez do avanço tecnológico. Isso faz com que as mídias se tornem ultrapassadas e alguns aparelhos deixem de reproduzi-las como aconteceu com os disquetes. Infelizmente sempre haverá um risco. Para se resguardar é bom mandar imprimir algumas fotos mais significativas e tê-las em papel. Estabeleça um critério de, por exemplo, no máximo 20 fotos por ano, assim, gastará 5 anos para ter um álbum de 100 fotos completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.