Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 17 de março de 2015

Organizar fotos impressas

Recordação, lembrança, as fotos contam a história da nossa vida e de nossos antepassados. Muito antes da era tecnológica, as pessoas encontravam até dificuldade para registrar seus momentos. Era preciso contratar um fotógrafo se quisesse ter uma recordação. Depois chegaram as máquinas amadoras e com elas os álbuns de família. Enfim, surgem as câmeras digitais e as fotografias se multiplicaram dentro de casa. O jeito é organizar!

Não duvido que muita gente ainda tenha rolinhos de filme fotográfico sem revelação. Sim, porque até pouco tempo, custava caro ter fotos no papel. Mas para quem foi revelando aos poucos, tem muitas fotografias para colocar ordem. Hoje nem tanto, porque depois da foto digital, essas ficam muitas vezes armazenadas em memórias, discos ou Pen Drive. Com isso, barateou muito a reprodução, na tentativa de atrair os consumidores, que relaxaram diante das imagens em tela. Mas nem dá mais para imaginar todas as fotos digitais no papel. Nossa casa não suportaria, devido a facilidade que é, atualmente, registrar uma imagem. Fotografar virou mania.

Como organizar? O modo mais prático para organizar fotos continua sendo os álbuns. Assim como os documentos, as fotos podem ser separadas por categorias de viagens e aniversários, por exemplo. Ou, simplesmente, seguir a ordem cronológica configurando a história de vida da família. Não importa a escolha de organização, mas fotos precisam estar protegidas para melhor durabilidade. Eu deixo um conselho para quem está casando agora. Tenha álbuns separados para cada filho desde o nascimento. Assim, quando for preciso dividir as fotos cada um leva o que é seu.

Quando mandamos revelar, a loja fornece aqueles albunzinhos práticos, mas como cabem poucas reproduções eles vão se multiplicando, perdendo assim, a organização. É preciso adquirir álbuns próprios. Uma organização bonita, seria ter álbuns todos iguais, do mesmo modelo e tamanho com legendas especificando o assunto. Mas também ganhamos álbuns de presente e nem sempre é possível manter um padrão. Se você, como eu, ainda tem fotos nesses albunzinhos, uma dica é acondicioná-los em caixas de madeira como essa que foi decorada com fotos da família.

E aquelas fotos avulsas, de diversos tamanhos que vão ficando sem lugar? Os porta-retratos, que de vez em quando gostamos que trocar as imagens, são um exemplo de fotos avulsas. Temos também em casa, lembranças de nascimentos, convites e lembrancinhas de aniversários com fotos. Trago uma dica para organizar tudo num só espaço. Para isso utilizo as pastas catálogo. É preciso apenas papel sulfite para posicionar as fotos, que podem ser fixadas com um pedacinho de fita adesiva atrás, para não se movimentarem dentro do plástico.


Veja com é prático e organizado!
Espero que tenha gostado desta dica. A pasta catálogo permite inserir mais plásticos, caso seja necessário. Esses plásticos são vendidos também avulsos. E o papel para fixar as fotos possibilita ainda criar legendas ou escrever alguma curiosidade a respeito da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.