Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sábado, 14 de março de 2015

Histórico médico em casa


Sabe que é perfeitamente possível ter o nosso próprio histórico médico arquivado em casa? Vou explicar como.

=>Cada um da família precisa ter uma pasta identificada.
=>Guardar todos os receituários e escrever no verso o motivo da consulta e o diagnóstico médico.
=>Preservar também as bulas dos remédios para recorrer quando for preciso.
=>Os pedidos e resultados de exames também precisam ir para pasta que será levada ao retorno da consulta.
=>Os resultados de imagens como raio-x e ultrassonografia que costumam ser grandes, devem ser guardados com cuidado e levados sempre às consultas para reavaliação.
=>Faça uma cópia dos atestados médicos de afastamento do trabalho e guarde.
=>Organizar na pasta de modo que os documentos recentes fiquem por cima. 

Ao manter um histórico pessoal de saúde é possível descobrir, por exemplo, qual medicamento lhe causou reação alérgica e levar ao conhecimento médico sempre que se consultar. Ou mediante a indicação de determinado remédio, você já explica ao médico que não resolveu em outra ocasião e ele, então, saberá substituí-lo.

Com o passar do tempo a pasta vai ficando estufada com tantos papéis. Por isso, tive a ideia de utilizar um caderno espiral grande para arquivar, colando de um lado o receituário e do outro a bula do remédio. Além de ficar organizado o caderno possibilita criar novas anotações e pareceres sobre o incômodo, a consulta e o efeito do remédio. Isso evita que esses papéis "criem pernas" e vão povoando gavetas, prateleiras e livros da casa.

Sabe aquela fórmula antirrugas, quase milagrosa, que a dermatologista lhe prescreveu? Pois é, onde ela está? Caso não seja encontrada provavelmente lhe custará outra consulta. Um exemplo simples para mostrar que a organização, entre outras coisas, poupa tempo e dinheiro.

Nunca é tarde para começar esta organização mas sinto não ter tido essa iniciativa desde de sempre. É uma segurança a mais que temos sobre nós mesmos, nossa própria saúde e de toda família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.