Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sábado, 26 de setembro de 2015

Como escolher o tom certo da base

Atendendo ao pedido da leitora Graça Alves, via Facebook, o assunto hoje é: como escolher o tom certo da base. Muito pertinente a pergunta dela, porque geralmente é a dúvida de todas nós!

Querida Graça e demais leitoras fui às pesquisas e o que fiquei sabendo conto agora para você e todas que têm a mesma dúvida.

O que não fazer:
Não escolher a cor da base ideal através da aplicação no dorso da mão ou no punho. Claro, se já fizemos ou ainda fazemos isso, é porque aprendemos de alguém em algum determinado momento da vida. E isso não quer dizer que fizemos ou estamos fazendo errado. Apenas houve uma época em que se achava que essa era a forma mais certa de se testar uma base.

O que fazer:
=>A base precisa ser testada no rosto, mas precisamente na linha do queixo, cobrindo tanto uma parte do rosto, como uma parte do pescoço.

=>Sempre bom, testar a base na pele do rosto e dar uma volta verificando a cor em variadas fontes de luz.

Caso os tons testados não sejam idênticos ao tom de sua pele, ainda pode-se ajustar. Como?

=>Escolha o tom mais próximo possível, mas se você já comprou sua base e achou que o tom ainda ficou um pouco escuro, dá para diluir a base num pouquinho de hidratante. Isso fará com que a cor fique mais suavizada.

=>A correção também pode ser feita com o pó. Neste caso, para bases que ficaram um pouco escuras, aplica-se um pó mais claro e, ao contrário, se muito clara aplica-se um pó mais escuro.

Dica:
Para a base não marcar tanto as linhas de expressão, passe-a e espalhe, espalhe, espalhe, espalhe bem! Espalhou bem? Espalhe mais um pouco. Isso evita que aja acúmulo de produtos nessas linhas.

A Avon, pensando em solucionar essa dúvida de suas clientes, incluiu no catálogo em edições anteriores uma página dando uma dica de como encontrar os produtos no tom ideal para nossa pele. Aqui vai a imagem para curiosidade, porque alguns fatores impedem de escolher aqui pela telinha, como a necessidade de ter de encostar a página no rosto à frente do espelho.


1- Em frente a um espelho, aproxime a página do folheto do seu rosto. Escolha a cor mais parecida ao seu tom de pele.

2- Pronto! Este número é o que você deve usar de todos produtos para pele.

Exemplo de cores da marca Avon e seus respectivos nomes:

Agora, se tens um tempinho, veja as dicas da Mari Vasconi:




O que achou destas dicas? Tem alguma dica diferente e quer colaborar com a postagem, compartilhe aí nos comentários. Muito importante essa troca de experiências. Já passou apuros com a cor de base fora de tom? O que fez para resolver o problema? Conte-nos.


17 comentários:

  1. Você também pode corrigir o tom da base misturando-a com outra base,essa dica serve tanto pra quem errou na escolha da mesma,quanto pra quem não encontrou a sua cor na cartela de cores disponível.
    Outra coisa: Se tens dúvida entre 2 tons,escolha sempre a mais escura,pois é melhor ficar com aspecto de bronzeada,do que parecer um fantasma. (essa dica se aplica pra quem vai fazer fotos,escolha sempre uma mais escura).
    E pra finalizar,se você tem linhas de expressão,escolha sempre uma base líquida,jamais use:bastão,cremosa ou compacta,e nunca,never,never,never use pó compacto!!!
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes dicas amiga!! Colaborou e muito com a publicação! Só tenho a agradecer-lhe! beijão florzinha

      Excluir
  2. Oi Marilí amei seu post, realmente o tom da base é a parte mais difícil da maquiagem rsrsrsrs, ajudou muito mesmo, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, que delícia que você voltou! Estou feliz! Então, legal quando as leitoras nos sugerem temas assim, não é? Beijos amiga!

      Excluir
  3. Ótimas dicas pois sempre é difícil acertar a tonalidade ideal da base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo! É verdade, mas com paciência chegamos ao tom ideal. bjinhosss

      Excluir
  4. Amei a dica amiga! Isso é muito bom mesmo! É tão difícil acertar o tom mesmo! Bejos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Que bom que deu para aproveitar as dicas! Fico feliz! Beijosss

      Excluir
  5. Respostas
    1. Unknown que legal que gostou das dicas! Fico feliz e feliz também com a sua participação! Faça-se presente sempre! Adorei.

      Excluir
  6. Amei as dicas Mari, eu quando erro no tom compro outra mais escura ou mais clara para misturar rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Pois é, tem essa dica também, fazer a misturinha né?! Ótimo, faz bem! Obrigada amiga! bjss

      Excluir
  7. Amei as dicas Mari, eu quando erro no tom compro outra mais escura ou mais clara para misturar rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oiii é sempre bom testarmos a base no local certo mesmo...porque podemos olhar pelo frasco e achar que dá certo, mas nunca dá hehehe
    Testar na mão, cotovelo ou sei lá onde...nunca dá certo =)
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Deise, mas sabe que eu compro muito por revistas e encosto a cor do catálogo no antebraço (a parte mais clarinha), e a que mais se aproxima eu compro. Costuma dar certo. Agora aprendi a forma mais adequada com esta postagem. Bjss

      Excluir
  9. Oi Mari, amei o post! Ficou super bem explicadinho, e obrigada por ter indicado o meu vídeo nele! =D

    Beijão!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça linda! Que bondade ter a sua participação aqui no Sempre Simples! Eu que agradeço em poder usar o seu trabalho para enriquecer o meu. Obrigada pela presença e carinho. Beijos Flor!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.