Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hashtag (#) - O que é?

Hashtag

Você sabe o que é uma hashtag e para que serve? Vejo a todo momento postagens nas redes sociais portando várias hashtags. Explico o que entendi usando esta ferramenta de publicação.

Quando você publica qualquer assunto em seus perfis das redes sociais, seja apenas uma frase, um texto, vídeos ou fotos isto fica aparente no seu perfil conforme a sua escolha de público. Peguemos por base o Facebook, onde podemos optar por publicar publicamente, só com amigos, com amigos e amigos de amigos ou personalizar escolhendo apenas uma lista de pessoas específicas. Até aí tudo bem né?  Quem tiver dúvidas sobre isso e quiser mais esclarecimentos, deixe ai nos comentários que, no que estiver ao meu alcance, eu auxiliarei.

Quando você prepara a sua postagem e resolve acrescentar uma # (hashtag) sabe o que acontece com sua publicação? Conto agora para quem disse "não"... Ela é adicionada a todas as # iguais num endereço próprio dela. Explico melhor... Vamos supor que fulano, sicrano e beltrano que nunca se viram na vida ou são até amigos, quem sabe, resolveram marcar suas publicações com a # junto com a palavra partiu, por exemplo, assim:

-fulano publicou que irá ao cinema assistir "O Pequeno Príncipe" e acrescentou #partiu
-sicrano publicou a foto de um sushi e acrescentou #partiu
-beltrano publicou um vídeo do cantor sertanejo e acrescentou #partiu

O que aconteceu então? Aconteceu que a hashtag #partiu virou um ponto de encontro de todas as postagens que a constaram. Daí, se clicamos em cima desta "marca" o site nos direcionará para o endereço de #partiu e lá estarão as publicações de fulano, sicrano, beltrano e se você colocou, a sua também estará visível lá para todos que clicarem nesta hashtag, sendo seus amigos ou não.

Para que serve?

Serve para divulgar algo, uma empresa, um produto, um site, um blog, como também para juntar-se a milhares de pessoas com a mesma ideia, por exemplo: #defensoresdosanimais. Se você é defensor dos animais e quer se unir a milhares de outras pessoas com o mesmo propósito, acrescente essa hashtag em sua publicação e ela estará lá com todas as outras iguais a ela.

Quantas hashtags é recomendado que se coloque em uma postagem? Longa ou curta?

Já li que, no máximo, 3 é o ideal. As longas ficam desinteressantes e quase ninguém utiliza. Escolher uma palavra única é sempre mais adequado. Mas eu gosto muito também de #cafédamanhã, #fimdesemana, #amolivros. Pessoas poderão entrar em contato com você porque achou interessante a sua publicação. Como sou blogueira preciso de leitores, por isso, desde então, adotei as hashtags em minhas postagens.

Qual o cuidado que se deve ter ao acrescentar um sinal de # em postagens?

Isso é muito importante! As pessoas às vezes querem enfatizar um termo, uma ideia, uma novidade, seja alegre ou triste, protestar algo, reclamar e resolvem marcar com um sinal de #. Lembre-se que a sua publicação, seja do seu bebê, passarinho, casa, festa, estará entre milhares de outras publicações, inclusive com intenções impróprias, maldosas, ridículas, pornográficas, entre outras.

Portanto, escolha bem o que irá espalhar com esses sinais # # # #, porque qualquer pessoa poderá ver a sua publicação e mais, a sua publicação pode ser a coisinha mais fofa, mas poderá estar entre outras publicações, digamos, bem feias.

Ah, aproveita e clica lá na hashtag #blogsempresimples no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Depois me conta o que viu por lá, tá?

Esta publicação ficou clara? Foi-lhe útil? Já usou uma hashtag? Em quais situações?

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia Dani!! Que legal que gostou! Muito obrigada. Beijos flor!

      Excluir
  2. Bela explicação, e se usarmos #2 , qurendo dá continuidade a um texto como segunda parte é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleide, bem-vinda! É, já vi bastante desta forma também, mas nos vídeos do Youtube. Acho que errado não deve ser, mas particularmente eu prefiro algarismos romanos parte I, II, ou mesmo 1ª parte, 2ª parte. Acho que fica melhor. Abraço. Faça-se sempre presente! Adorei o seu comentário! bjs

      Excluir
  3. Nossa Marili amei seu post, sabe que você me ensinou o que era a # né kkkkkkkk, obrigada por tudo, sua explicação está perfeita, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla! Ah, fico feliz em poder repassar o que aprendo, muito feliz mesmo!! Obrigada minha flor! Senti muita saudade de ver você por aqui e em todos os lugares em que nos encontramos todos os dias aqui na net! bjssss

      Excluir
  4. Obaaa gostei do post bem esclarecedor, só uso # no insta, nunca usei no facebook =) hehehehe
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.