Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Relacionamento de casais

relacionamento de casaisNão sei o porquê, mas tenho notado que as publicações que lanço seja aqui, na fan page do Facebook ou no perfil do Google+ sobre casais são umas das mais acessadas. Será que a sociedade está tentando o retorno? Será que aquele papo que "se não der certo, a gente separa" perdeu seu status? Espero que sim! E espero mesmo, de coração, que as pessoas estejam querendo de volta o casamento nos moldes "até que a morte os separe".

Tenho percebido que a procura por leitura sobre relacionamento de casais é por essa pergunta: como transpor os problemas para que, fortalecidos, possam se amar com qualidade?  E a resposta não é, assim, tão fácil de se dar como uma receita de bolo...

A mulher é mais maleável nas relações e o homem mais inflexível. Mas a caça dependia dele nos tempos das cavernas, ele tinha de ser forte, impiedoso e predador, senão todos morreriam de fome. E essa "dureza" faz parte da constituição física, psíquica e moral deles. E as mulheres ficavam nas cavernas protegendo sua prole. O homem tem instinto animal e a mulher, por essência, traz a sensibilidade. Portanto, por natureza, as mulheres cedem mais aos homens. E não há nada de humilhante nisso não. A sabedoria dosa muito bem  o dar e receber.

relacionamento de casais 1Quero, hoje, compartilhar sobre o apego amoroso. Sabe quando nós mulheres queremos nossos maridos o tempo todo em casa, do nosso lado? E aí surgem os conflitos... Ele quer sair, jogar um racha com os amigos, tomar aquela cervejinha, sair com os irmãos dele. E nós, mulheres, não achamos isso certo e queremos nosso marido em casa, junto de nós o tempo todo em que não está trabalhando. E se ele fica, fica contrariado, emburrado, até triste. É assim ou não é?

Qual homem nunca disse, na vida, que se sente "preso" no casamento? E qual mulher nunca disse que faz tudo por ele e ele não dá valor? Eles não entendem que as mulheres têm a essência da proteção, ela foi criada para cuidar, proteger, guardar, zelar. Por isso ela quer tanto que estejam todos juntinhos, aninhados, ao seu redor, ao alcance de suas vistas. E as mulheres não entendem que eles, os homens, tem a essência de sair, ir, buscar, procurar. Mulher é toda casa e homem é todo rua. Perceba que isso vem lá dos primórdios tempos da humanidade.

Mas, hoje, por convenção existe uma palavra chamada respeito, e respeito mútuo. Quando há respeito entre os casais, a convivência se torna menos complexa. Existe uma frase de Santo Agostinho que diz assim: "Ama e faz o que queres". Entende?

Existe outra frase, que corre por aí, que soa mais ou menos assim: "Preocupe-se quando eu deixar de me importar". Mas cobranças não faz bem a ninguém, e pior faz a quem vive a cobrar. Esta frase é um subterfúgio para quem tem medo de baixar a guarda. Medo de que? Se há amor não deve haver temor.

relacionamento de casais 2
Há, ainda, outra frase que diz: "O amor não aprisiona." E a maturidade tem me feito compreender perfeitamente isso. "Quer ir? Vá! Enquanto você vai, eu vou fazer algo que eu gosto muito também." Simples assim!

Não tem nada a ver com esfriamento do amor e sim com amadurecimento do amor. Que nós sabemos o que nossos maridos gostam é fato, mas e eles sabem o que nós, mulheres, gostamos de fazer também? Não! Nós não mostramos isso a eles, justamente, porque investimos o nosso tempo em "controlar" o que nosso marido gosta de fazer e nos esquecemos de nós mesmas.

Do que você gosta além de estar com seu marido e filhos o tempo todo? Ir ao Shopping? Visitar uma livraria? Tomar um café com uma amiga? Fazer um artesanato? Um trabalho voluntário, quem sabe, no Hospital do Câncer? Já pensou em ser uma Blogueira? Ah! Eu adoro! Uma dica legal é curtir a página do jornal da sua cidade e ficar ligada na coluna cultural. Sempre aparecerá uma peça de teatro, um sarau de poesia, um concerto musical gratuitos. Se achar ruim ir sozinha, convide uma prima, uma cunhada ou irmã para irem juntas. Ele faz o que gosta e você também faz o que gosta.

Permita-se! Redescubra-se! Olhe para você. Você existe!

Conte aqui nos comentários o que você gosta de fazer, compartilhe uma ideia, um passeio legal, ou mesmo algo para fazer em casa mesmo e enriquecer, assim, a vida com coisas boas.


8 comentários:

  1. Mailí seus textos são maravilhosos, me fazem refletir sobre muitas coisas, gosto muito do seu jeito de pensar e escrever, você tem muita sabedoria amiga, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, muito obrigada pelas palavras doces! Me alegra muito saber disso e me anima também! Beijos!!!

      Excluir
  2. Bem,eu acho que toda regra tem exceção,pois em casa eu acho que sou o Homem da relação! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu é que gosto de sair,ficar mais distante e ele é um grude,não sai sem mim,fica agarrado no sofá enquanto assiste um filme,liga 8X por dia e por aí vai....
    Bem eu amo sair com ele sim,amo ir ao teatro,cinema e principalmente nos Bistrôs da vida pra não perder o romantismo.
    Agora,quando estou sem ele,vou á shoppings,cafés,visito minhas amigas e tias,e visito minhas clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amiga, que abençoados são vocês dois! Continuem assim, tão fofos! E que passeios adoráveis, parabéns! Deus abençoe hoje e sempre o amor de vocês!

      Excluir
  3. Oi Marilí, realmente o respeito é essencial...
    Já tive um casamento que terminou por falta de respeito, traiçao e tals...Hoje tenho um marido que é muito respeitador, fazemos nossas coisas em casa, saímos juntos, mas também tenho meus momentos com minhas amigas, sair bater perna, visitar lojas ....
    Acredito que precisamos sempre respeitar o espaço um do outro =)
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, que graça que você é! E o seu casamento também é abençoado, glória a Deus! Que testemunho bonito que você deixou aqui, que é possível recomeçar e ser feliz. Faz bem passear com as amigas em alguns momentos. Tá certa! Beijos.

      Excluir
  4. Ai amiga que texto gostoso de ler, além de muito bem escrito fala de nossas inquietudes no casamento principalmente no começo e que vão se desfazendo com o tempo e vamos amadurecendo e vendo que não temos nada a temer.
    E o que tiver de ser vai ser.
    Nossa amei, e se tem o mesmo pensamento que eu, temos que fazer coisas pra nós passear, ir ao shopping com as amigas, tomar um café e deixa eles.
    Muito bacana! Texto maravilhoso
    Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, tenho certeza que havia respondido ao seu comentário, e agora vejo que provavelmente houve falha no envio. Me desculpe. Eu havia dito o quanto é prazeroso para mim ler comentários, assim, que valorizam meu trabalho, fico tão feliz! E sim, vamos amadurecendo e deixamos muitas coisas pra lá, enfim aprendemos que a melhor maneira de cultivar a harmonia entre o casal é a confiança e o respeito. Sempre bom passear, ver loja, tomar um cappuccino ou saborear um sorvete, comprar coisinhas, fazer aquilo que nos deixa felizes tanto a nós quanto a nossos maridos. Muito obrigada amiga, por me prestigiar e gostar de estar aqui. Beijos!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.