Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Formatura da minha Filha - Pedagogia


O assunto de hoje é formatura! Meus amigos e minhas amigas das redes sociais, já devem estar um pouco saturados de me ver postando sobre isso, mas aqui no Blog e para meus outros seguidores eu preciso contar essa história. Embora, meus amigos de rede já tenham visto as fotos, tem algumas coisas que contarei aqui que a maioria ainda não sabe. Então acho que vale a pena ler.

Começarei falando de mim. Formatura foi um sonho que eu persegui a vida inteira. Eu morria de vontade de ter uma formação acadêmica, um nome de profissão, um diploma e fotos com beca e capelo. kkk Coisa de mulher, assim como morria de vontade de me casar e vestir-me de noiva. São sonhos lindos e engrandecedores.

Pois bem, alcancei o meu sonho, me formei em Pedagogia, vesti a beca e o capelo, tirei foto, kkk tudo direitinho... Mas não tive festa de formatura. Em primeiro lugar, porque pensei que estaria dando um gasto financeiro extra que iria pesar no nosso orçamento; segundo, porque adoeci e o mundo ficou um pouco cinza para mim, às vésperas da minha formatura; e em terceiro, minha filha já estava cursando também a faculdade de Pedagogia -tal mãe, tal filha-  e eu sabia que teríamos sim que nos esforçar e proporcionar a ela uma Formatura completa. 

Como filhos são bênçãos, no segundo ano da faculdade, minha filha assume financeiramente a tão sonhada festa de Formatura. Não foi barato, mas ela e sua turma assumiram a dívida em dois anos. Sabe quem pagou essa divida do início ao fim, sem deixar atrasar um boleto sequer? Sim, ela mesma! Amanda inscreveu-se como pesquisadora na Iniciação Científica da Universidade e recebia uma, pequena mas abençoada, bolsa de estudos e com esse recurso ela foi pagando a própria Formatura. Eu e o pai nunca vimos sequer um boleto a pagar. Que primor de filha!!

A Formatura de minha filha aconteceu há uma semana e os gastos que o papai teve foi com a nossa produção: roupas, maquiagem, cabelo. Isso é Família!! Uns ajudando os outros, uns amparando os outros em suas necessidades, uns compreendendo os limites dos outros. 

Eu queria tanto ter dado um Anel de Formatura para minha filha, mas não foi possível ainda. Não desisti de presenteá-la, ainda chegará, no momento certo, quando Deus achar que podemos. Eu sempre fui assim e ensinei meus filhos a saberem esperar, que as coisas boas vêm!! 

Pois, digo a vocês, que foi a primeira festa de Formatura que fui na minha vida! Meus irmãos tiveram formatura de colegial, mas na época eu era muito pequena e não me levaram. Também não iria adiantar porque é festa de gente adulta mesmo. rsrs Depois minha irmã mais velha formou-se também no Magistério, mas já morávamos em estados diferentes e não deu para ir. De seis irmãos, até hoje, só eu alcancei o diploma superior. Então, não tive oportunidades de participar de uma festa como essa.
Por isso e por não ter tido a minha festa de Formatura, minha filha fez questão de dizer que estávamos formando juntas! Que a festa era nossa, minha e dela. Como não amar tanto? 

Gente, mas estamos vivendo uma crise financeira neste momento, e fiz de tudo para economizar ao máximo. Uma Formatura são três dias de festa: Culto Ecumênico, Colação e Baile! Pensa na produção de todos da casa, o quanto se gasta? São três vezes tudo: maquiagem, cabelo, unhas, roupas, sapatos, acessórios. Não é fácil! Minha filha, mereceria e pagamos para fazer as unhas dela que uma vez serviu para os três dias, mas as minhas eu mesma sempre faço e fiz. No primeiro dia usei nude, mas não é o esmalte cor Nude não, é unha natural mesmo, rsrsrs. Estou contando isso porque o mundo não vai acabar se você for a um evento sem fazer suas unhas, fique tranquila. Não deu tempo de eu pintar, fui sem pintar, e nem fez falta, algumas vezes fugir dos padrões impostos pela sociedade é libertador e saudável, acredite!

No amanhecer do dia anterior ao primeiro evento, Culto Ecumênico, eu acordei lembrando-me de uma roupa que mandei fazer para ir ao casamento dos meus cunhados há quase 20 anos. Isso mesmo! Existe pessoas que guardam roupas por décadas e eu sou uma delas, assim espero, que não seja a única. kkk Guardei, porque na época meu marido se esforçou muito para comprar-me uma boa fazenda, uns metros de bons tecidos, e mandei uma costureira fazer a minha roupa. Coisa muito boa e modelo clássico, nunca sai de moda. Mulheres, tenham esta sabedoria! Optem sempre por modelos clássicos, isso é, se não tiverem preconceito em repetir roupas. Eu digo que não tenho e sou muito orgulhosa de ser assim. Tanto é que estou aqui contando essa história. Poderia ficar caladinha que ninguém iria saber. Mas não me importo nenhum pouco, eu repito roupa sim, porque a melhor roupa que uma pessoa pode vestir é ser ela mesma!

Produção para o primeiro evento: Culto Ecumênico.
O único investimento que fiz foi com as camisas deles. Ah e o vestido da Amanda, foi comprado de uma moça que anunciou no Facebook, mas eu o lavei com Vanish Super Barra White, e ficou branquinho! Poderão ver o antes e o depois do vestido  lavado com o Vanish no Instagram. Ah e ainda deixo essa boa dica!

Bem, é isso, o que quero com esse texto é passar um pouco daquilo que vivo, a minha realidade, como ela é! E bom será que eu consiga transmitir uma boa mensagem a vocês, e especialmente às mulheres lindas, maravilhosas e divas: 
  • Tenham sabedoria para entender o momento certo para as coisas acontecerem; 
  • Sejam ajudadoras de vossos maridos, como diz na Bíblia: uma auxiliar. Saiba reconhecer quando há ou não condições para gastos financeiros;
  • Ensinem seus filhos a saber esperar, a serem cautelosos, prudentes e sábios;
  • Não tenha vergonha de ser o que você é e pode ser, mantenha-se na sua linha;
  • Não compare-se com ninguém; 
  • Agradeça em todo o tempo, na fartura ou na necessidade, na alegria ou na tristeza, porque quanto mais se agradece, mais coisa boa acontece.
Meus filhos!! Primeiro dia do evento de Formatura: Culto Ecumênico. Sim, estava chovendo!
Com o Papai.
Com a Mamãe.
Segundo evento de Formatura: Colação de Grau
Eu fui de Pernambucanas. Comprei o vestido vermelho na Lojas Pernambucanas. Sapato que eu já tinha e acessórios, eu comprei apenas um par de brincos e uma pulseira. Meu marido de camisa nova, meu filho e minha filha também usaram tudo o que já tinham em casa. Até porque, a maior parte do tempo os formandos usam a beca.

O terceiro e último dia do evento de Formatura, o Baile!
Aí sim, permitimo-nos investir um pouco mais em nós, afinal, como leram até aqui, merecido, não é mesmo? 

Obrigada por estar aqui, por ler meus textos, por voltar também! 
Abraço Sempre Simples para vocês!

23 comentários:

  1. Oi Marili, amei seu relato...tá de parabéns pela estrutura familiar que nos apresenta...isso mesmo, temos que nos virar muitas vezes com o que temos; sempre brinco e uso a frase: "faça do limão, uma limonada" rs. Ah...sabe, não sei pq achei q vc tivesse 3 filhos como eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!! Isso mesmo, saber aproveitar bem todos os momentos é fundamental!! Ahh pensou? Hehe e eu queria muito ter tido mais filhos iguais aos que tenho porque são maravilhosos!! E parabéns amiga pelos seus 3 filhos!! Obrigada!! Beijos!

      Excluir
  2. Foi tudo muito Marili, acho que ficará guardado em sua memória para sempre, acredito que existem coisas que num tem preço, pela alegria que nos proporcionam e a formatura é uma.
    No meu caso num tivemos baile minha turma num quis, apenas a colação que foi uma emoção muito grande.
    Agora baile amiga é tudo...
    Bom bom fim de semana de carnaval pra você.
    Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, então vc também abriu mão da festa né? Eu também já fiquei tão satisfeita com a Colação de Grau Oficial da minha Faculdade!! Foi ótima! Preferi esperar para investir numa única formatura, comemorando duas. hehe Quando temos que escolher é assim de devemos agir, saber esperar! Sim, lindas recordações amiga! Agora é aguardar o álbum, e lá vem mais investimentos. rsrsrs Deus dá a graça!! Obrigada amiga por sempre estar aqui e me prestigiando nas redes. Beijos!!

      Excluir
  3. Bom dia amiga, gostei muito do que li, e me identifiquei tanto, pq eu tb sou uma pessoa muito ponderada com roupas e outros gastos, eu já fiz um post sobre isso! Parabéns e bençãos para sua família, que continuem nessa união de pensamentos e harmonia, te admiro muito! Louvado seja Deus! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga! Você não sabe o quão feliz eu fico de ler aqui o seu comentário!! Muito obrigada por tirar um pouco do seu precioso tempo para me prestigiar em mais esse espaço. Você é uma bênção!! Amém!! Que cheguem as bênçãos amiga! Muito obrigada! E parabéns por você também ser assim, cautelosa com as despesas da casa. Quero e irei ler esse seu post. Só preciso procurar o link. Grata por tudo amiga! Abraço.

      Excluir
  4. Bom dia amiga, gostei muito do que li, e me identifiquei tanto, pq eu tb sou uma pessoa muito ponderada com roupas e outros gastos, eu já fiz um post sobre isso! Parabéns e bençãos para sua família, que continuem nessa união de pensamentos e harmonia, te admiro muito! Louvado seja Deus! Um abraço

    ResponderExcluir
  5. É muito bom realizar sonhos não é mesmo??Que Deus continue abençoando essa linda família mais e mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, maravilhoso!!! Amém, assim seja amiga! Que venham as bênçãos!! bjos

      Excluir
  6. Que as alegrias do sonho realizado sejam constantes na vida da Amanda e de todos vocês! Deus abençoe! Beijos!����❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee, conseguiu comentar amiga!! Viva!! Muito obrigada! Amém, assim seja. Beijoss ♥♥♥♥♥

      Excluir
    2. Sim, mas somente pelo celular! Obrigada pela dica!

      Excluir
    3. Ahhh!! Ainda bem que tem esse modo!! Assim tenho vc mais vezes por perto!! Bjosss

      Excluir
    4. Ahhh!! Ainda bem que tem esse modo!! Assim tenho vc mais vezes por perto!! Bjosss

      Excluir
  7. Ficou tudo tão lindo amiga....
    E um sonho realizado é uma benção em nossa vida....
    Eu acho que este é a unica coisa que ninguém pode nos tomar, eu tinha um professor isto que você esta aprendendo ninguém absolutamente ninguém poderá lhe tirar..
    Beijokas!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida! Realmente, foi um recordação muito linda para ser guardada para a posteridade. É verdade, é algo que ninguém nos tira. Adquirir conhecimento é o melhor investimento que fazemos. Beijos amiga!!

      Excluir
  8. Que lindo seu post, muito sucesso para sua filha nessa nova jornada!!!! Felicidades para vocEs :D


    Espero sua visita!
    www.meninadeouro.net
    me diga no instagram @blogmeninadeouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si, tudo bem? Que legal receber sua visita e ler seu comentário tão carinhoso! Muito obrigada mesmo! Sim estarei contigo. Obrigada! bjos

      Excluir
  9. Amiga estava louca para ver essa postagem, hoje consegui tirar o dia para mexer na net. Amei ler esse post Amiga, sua familia é linda demais, você é uma pessoa muito especial e agente percebe todo seu amor e carinho. Parabéns pela filha esforçada e linda que você tem, com certeza ela vai ser tão dedicada em tudo que faz como a mãe. Você merece ser muito feliz amiga, te desejo toda felicidade do mundo, e Deus sempre vai estar com você e sua familia. Um beijão Amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que linda!! Muito obrigada meu amor!! Sinto-me sempre abraçada por você, quando leio seus comentários, por todo carinho que vc tem por mim e por minha família. Obrigada por tudo amiga. Amém, assim seja! Que nossas famílias sejam muito felizes. Beijos!!

      Excluir
  10. Parabéns pelo texto MArili, creio que a realização da formatura é um grande marco para todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos neste objetivo; E nós do OBRAS de OURO acreditando na importância deste sonho, viabilizamos uma plataforma Online que tem por objetivo ajudar alunos a captar recursos financeiros para realizar sua festa de formatura, através de Crowdfunding literário toda a turma pode se beneficiar Gratuitamente e se aproximar ainda mais deste Objetivo. Conheça https://www.meusanosnafaculdade.com.br e faça parte desta história.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.