Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Plano de Aula

Durante o curso de formação de professores é comum que os professores à frente da turma solicitem um trabalho correspondente a Plano de Aula. Tanto no curso técnico quanto na faculdade eu precisei desenvolver cadernos e pastas com planos de aula, Segundo os professores, isso nos possibilitaria ter em mãos um portfólio de trabalho para apresentar numa possível entrevista de emprego.

O Plano de Aula é composto de:

  • Faixa etária: 1º Período; 1º Ano; e assim por diante
  • Área de aprendizado: Português; Matemática; Ciências, entre outras
  • Tema: nome da atividade
  • Duração: quantas aulas serão necessárias
  • Conteúdo: conhecimento a ser adquirido pelos alunos
  • Objetivo: o que pretende ensinar, mas, sobretudo o que o aluno deve aprender.
  • Materiais: recursos utilizados
  • Desenvolvimento: modo de aplicação
  • Avaliação: o que os alunos e alunas aprenderam, se houve dificuldade e em que melhorar.
Este sistema de Plano de Aula eu desenvolvi no curso Magistério em 2011. Como a atualização é constante, no campo da educação, pode aparecer novas formas de abordagem, mas basicamente segue-se este roteiro para criar um Plano de Aula.

Segue algumas imagens que fiz do meu caderno de Plano de Aula.







A minha professora exigiu que construíssemos o nosso caderno escrevendo a mão, segundo ela, para ir treinando a letra para ficar bonita. Escolhi escrever a lápis por achar que minha letra fica melhor desenhar assim e também para possíveis alterações futuras.

É comum acharem que professores têm letra bonita, contudo, a prática de escrever a mão está sendo substituída pelas teclas do computador. Hoje, em sala de aula, quase tudo é impresso e professores atualizados lançam mão do computador para preparem suas aulas. A praticidade, estética e otimização do tempo é notável quando usa-se a tecnologia nos trabalhos.

Para exemplificar melhor sobre isso, quero compartilhar com vocês um vídeo da Dani Roberto, Blogueira e Pedagoga que ama lecionar. Se quiserem seguir o trabalho dela como Professora, poderão acessar aqui: Clique . A Dani produz textos e vídeos com o tema: Diário de uma Pedagoga, e seus relatos de profissão são bem interessantes e inspiradores.

Vamos assistir ao vídeo que a Dani, utilizando a tecnologia, mostra como faz.


Bora lá, mãos à obra!!

Abraço.
Marilí







3 comentários:

  1. Minha amiga, que post maravilhoso... Quanto capricho e dedicação!
    Olha, seria um prazer tê-la como professora, vejo "Amor" em tudo o que faz!
    Ah, os planos de aula, sempre amei pensar em cada momento, imaginar como seria a reação dos meus alunos em relação a determinada atividade. Sou tão feliz e agradecida em poder fazer parte de um pedacinho da história de cada aluno que passa por minha sala de aula.
    Os meus trabalhos e planos de aula que realizei na época da faculdade, também estão todos aqui, guardados com muito carinho.
    Minha amiga, sua amizade é um presente para mim. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco. Aprendo tanto com você. Que Deus te abençoe!
    Um super beijo <3

    www.daniroberto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querida!! Muito obrigada por todo seu carinho sempre amiga!! Mas então Deus promoveu uma troca de presentes entre nós porque eu também a considero um presente lindo que me chegou através do Blog! Então amiga, vamos ver o que Deus tem preparado para um futuro próximo né? Eu entrego tudo nas más do Pai. E sei bem desse sentimento de fazer parte de um pedacinho da vida dos aluninhos. É maravilhoso! Um dia eu estava não me lembro mais onde, e uma criança disse: "Oi, você foi minha professora." Ou qqer coisa do tipo. Nossa eu fiquei tão, tão feliz! Continue assim essa professora fofa para seus alunos amiga! Obrigada por tudo, beijoss.

      Excluir
    2. Entrego tudo nas mãos do Pai! - corrigindo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.