Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Memória – Problema ou solução?

[1]
Você já cansou de esquecer aonde você deixou suas chaves? ou já passou horas tentando lembrar um nome ou um fato? e quando você esqueceu aquela data ou recado importante? Não existe uma memória ruim e sim mal treinada, você poderá lembrar destas coisas e de muitas outras, basta querer! Vamos propor 4 dicas durante a semana para que você turbine seu cérebro.
Dica 1:
Calcule seus horários de estudo e inclua intervalos:
Estude Parceladamente, ou seja, peque o tempo que você tem até a prova e divida o conteúdo em 10 partes, dando o mesmo intervalo entre as 10 sessões de estudo. Assim você aciona seu cérebro quando ele está pronto para reter informações e a organização é fundamental para um bom raciocínio.
Estudo realizado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus no século XIX.
Acompanhe nosso blog e confira as demais dicas!
Fique com Deus.


[2]

Vamos lá então para a nossa dica seguinte para uma boa memória.
Dica 2:
RECORDE ENQUANTO ESTUDA
Lembrar de algo que você acabou de aprender é ‘batata’ para fixar o conteúdo. Uma maneira prática de utilizar este método é fechar o livro a cada duas páginas lidas e tentar recordá-las.
Estudo realizado pelo psicólogo Jeffrey Karpicke em 2008 na Universidade Purdue. Ele pediu para que 40 voluntários aprendessem o significado de 40 palavras de suaíli(língua africana). Metade dos voluntários estudou como quis e a outra metade era constantemente forçada a lembrar as palavras durante a aula. A turma do laço frouxo acertou 36% e os que tiveram memória exigida 80%.
Ficamos por aqui com a nossa 2º dica, não deixe de conferir as demais…
Que o Espírito Santo esteja no meio de vós!



[3]

Olá, e aí você está aplicando nossas dicas em seu cotidiano?
Se você acha que dormir não influência na sua capacidade de memorização vamos ao terceiro passo.
Dica 3:
DURMA DE TARDE
Cochilar após o almoço além de ser muito agradável também contribui para melhorar a sua memória.
Um simples cochilo á tarde pode ser ótimo para a sua memória esta foi a pesquisa do psicólogo Matthew Walker no ano de 2010. Ele pediu para que voluntários memorizassem 100 nomes e rostos ao meio-dia, para depois repetir este procedimento ás 18Hrs. A metade que tirou um ‘cochilo’ acertou 10% á mais do que o restante.
Essa é nossa penúltima dica, não deixe de ver a nossa última dica no dia de amanhã.
Que Deus o abençoe.


[4]

Vamos para a nossa última e 4º dica para uma boa memória?
Você pode não saber, mas letras diferentes e/ou estranhas podem ajudar à você memorizar mais facilmente diversas coisas durante o seu dia.
Dica 3:
FONTES DIFERENTES SÃO MAIS FÁCEIS DE MEMORIZAR
Estudo feito pelas Universidades de Princeton e Indiana mostrou que absorvemos mais dados quando lemos em fontes que não estamos acostumados ou que são difíceis de ler. Pesquisadores pediram para que os voluntários fizessem alguns estudosMetade estudou na clássica fonte Arial e a outra metade com a fonte Comic Sans.

Resultado: Com Arial, 73% de acerto; com Comic Sans, 86%.Por isso abuse de fontes diferentes às que você usa e continue à treinar a sua memória.



Por: Marcelo Augusto





Um comentário:

  1. Amei!!! Minha memoria eh muito debilitada (estou sendo boazinha com ela... rsrsrs pra nao dizer que eh pessima!) e me animei a fazer estes exercicios... obrigada por pesquisar e compartilhar. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.