Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 23 de junho de 2015

A tecnologia, ajuda, atrapalha ou enlouquece?

Você já se deu conta, que faz parte da era high tech, que quer dizer alta tecnologia? Sim, estamos vivendo uma experiência que, há bem pouco tempo, não imaginávamos viver.

E aí? Como você está interagindo com todas essas novidades, que te cercam, por onde quer que vá? Porque, até se pode preferir não ter um aparelho moderno e usar aplicativos ou redes sociais, mas frequentemente, precisará pegar uma senha num terminal eletrônico, emitir um extrato bancário, imprimir uma guia de pagamento, entre outros.

Difícil? Eu diria, desafiador. Somos constantemente desafiados a superar nossa capacidade intelectual. Quem nunca teve medo de começar a usar o computador? O meu medo era de apertar uma tecla errada, executar uma ação indevida, e achar que qualquer coisa inadequada que fizesse, comprometeria o desempenho da máquina. Que alívio foi quando esse medo desapareceu! Autoconfiança é tudo quando se trata de manusear tecnologia.

Já viu alguma criança ou jovem usando manual de instruções para explorar seus aparelhos? Não, eles simplesmente fuçam. Em um curto espaço de tempo, já dominam todos os comandos, sem recorrer a nada e ninguém.

Que loucura! Não, que nada! Essas novidades não enlouquece ninguém. Deixa, no máximo uma sensação de perplexidade. Quem encontrar alguma dificuldade, pode e deve se informar. Não é vergonhoso não saber operar um equipamento público; tem sempre alguém por perto para dar uma ajuda. O único cuidado é com relação a transações bancárias, preferir o auxílio de um funcionário da agência é sempre a melhor saída.

E quando é que a tecnologia atrapalha? Ah, não é difícil responder a isso. Na hora das refeições, do sono, da conversa, do namoro... Tão fascinante, a tecnologia envolve tanto, que vira uma mania. E isso pode afetar negativamente o cotidiano das pessoas.

Sofremos um grande impacto tecnológico. Mas, agora que já conhecemos, como seria se voltássemos no tempo? Será que não sentiríamos falta de toda essa comodidade? Então quer dizer que ajuda? Sim, e como ajuda! Quase tudo que precisamos encontramos na internet. Nossos aparelhos celulares tem GPS para nos posicionar. Temos aplicativos, inclusive, para organizar nossa vida. É possível até, monitorar nossa casa, pelo celular, enquanto estamos fora. Muitas pessoas utilizam tão bem, toda essa tecnologia, que não imaginam mais sua vida sem esses recursos.

O que nos resta então? Sem sombra de dúvidas, desfrutar do que temos ao nosso alcance. Sem medo, sem receios, sem reservas. Em todos os aparelhos existe uma teclinha chamada "voltar". Em caso de dúvidas, é só voltar, e começar de novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.