Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Desorganização gera doença

Temos que ter essa consciência: a desorganização gera doença e organização gera saúde. Já ouvi em pregações religiosas, inúmeras vezes, que o Espírito Santo de Deus não habita na desordem e nem na sujeira. Mas convenhamos que, em matéria de gente, também não há ser humano saudável que consiga conviver no caos por muito tempo. Ou a pessoa vence o caos ou será vencida por ele, adoecendo de corpo, mente e alma.

É fato que os serviços da casa nunca acabam, mas se existe uma dedicação exclusiva, conseguimos, ao menos, sentar para usufruir com bem estar do ambiente prazeroso que geramos. Adoro! Hoje a internet me ajudar a ser uma dona de casa menos estressada com os afazeres do lar. Conectada, busco ideias de decoração e organização, dicas domésticas e praticidade para minha rotina. Tenho conseguido tudo isso e uso esse espaço para compartilhar minhas experiências. Só tem me feito bem, estar aqui numa nova fase! Me sinto uma jovem aprendiz de dona de casa aos 47 anos de idade. Isso é o máximo! É sempre em tempo. E não me envergonho disso não, o saber nunca se esgota.

A desorganização vai se instalando na vida da gente, de mansinho, aos poucos, silenciosamente. Me lembro de ter passado dias de muito estresse físico e emocional, quando estudava e trabalha, ou um ou outro, e não tinha mais o controle sobre o bom andamento da casa. Lavar banheiro para mim era o fim. Ficava muito irritada, e parecia que demorava mais ainda para terminar. Adoeci, porque não via alternativas para aliviar minha sobrecarga. Minha mente estava sobrecarregada com teorias da Pedagogia. Penso que meu HD mental estava sem espaço e precisando de formatação. Foi o que aconteceu. Passei por um longo período em "manutenção". A recuperação desse prejuízo tem sido longa.

Agora, tenho a minha mente e meu físico voltados, apenas, para as atividades do lar. Penso, enquanto trabalho. É outra vida! Quando digo penso, quero dizer, que otimizo tempo, tenho ideias, vejo soluções imediatas para tornar meu trabalho mais leve. Talvez uma coisa fica mais fácil se olhada por outro ângulo. E isso eu não conseguia em meio ao turbilhão de coisas na cabeça.

Hoje, consigo dizer o tempo todo, enquanto limpo a minha casa, que tudo é bênção de Deus. Se tenho um piso para limpar, é bênção de Deus; se tenho tempo para limpar, é bênção de Deus; se aprendi uma nova forma de organizar, é bênção de Deus; tudo que vou limpando e organizando em casa, vejo que é bênção de Deus na minha vida! Não que antes não pensasse que tudo é bênção, mas não tinha tempo de sentir isso. Sentir a bênção, entende?

A grande maioria das mulheres, hoje, trabalham fora. Nem todas adoecem por isso. Há pessoas e pessoas com diferentes necessidades orgânicas, mentais e físicas. E há pessoas práticas que mantêm o suficiente para cuidar, como também, há pessoas apegadas que juntam coisas e mais coisas e não dão conta de cuidar. Eu me encaixo na última descrição. Talvez por isso, não consegui aliar atividades externas com as do lar, numa boa.

Acordei pra vida! Assim espero! Estou tentando colocar a casa nos eixos. Quando a engrenagem estiver girando normalmente, terei a certeza de que desapeguei de vez. Não posso ter pressa. O que levou anos e anos para se acumular, não é de uma hora pra outra, que se alivia a carga. Um passo por vez. Chego lá!

2 comentários:

  1. tambem estou assim mas sou obrigada a trabalhar , pela força das circustancias..queria ter esse tempo de cuidar de mim , da minha casa e da minha familia , sem ter que voltar correndo para trabalhar ... estou cansada , gorda , triste e deprimida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo-te muito bem! Sinto por você e muitas outras outras que se encontram nesta mesma situação. Tenha fé em Deus, Ele está olhando por ti e se pedires Ele lhe concederá a graça de você conciliar suas atividades e sentir-se bem. Faça o que for possível e o que não for delegue a alguém ou deixe para quando der. Quando possível procure na internet maneiras de facilitar o trabalho doméstico e lhe indico o método fly lady. Agradeço pela presença aqui no Sempre Simples e espero poder contribuir para ajudá-la. Forte abraço. Fique em paz.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.