Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Arco-íris no Facebook

A polêmica já passou. É até difícil acompanhar as notícias em tempo real. Refiro-me à modinha no Facebook. Dessa vez, foi a adesão ao avatar colorido. Clicando-se no link para entrar na onda, aparecia uma mensagem em inglês, Let's celebrate pride. Sim, eu cliquei!  Mas era preciso confirmar. Ufa, que alívio!

Tive que recorrer ao Tradutor Google. Para quem não conhece, deixo aqui o link desta ferramenta indispensável para quem navega na internet. Aconselho que clique aqui todas as vezes que precisar entender qualquer frase em outro idioma. Se não consegue usar peça ajuda, mas, por favor, não deixe nunca de traduzir uma ação, antes de executá-la. Dá também para clicar em local vago da página, com o botão direito do mouse, e em Traduzir página.

Bom, voltando. Mas qual é a tradução para Let's celebrate pride? É esta: Vamos celebrar o orgulho. Só isso. Entendi na hora, que se tratava do "orgulho gay". Fácil, não cliquei em nada e fechei a página. Mas agora, eu pergunto: quantas pessoas entraram nessa, por ingenuidade? Infelizmente, aumentaram o número de apoiadores desta causa sem saber e, as vezes, sem nem mesmo ser favorável a isso. Agora já foi.

Percebi que quando a jogada foi descoberta, choveram postagens tentando relaxar os que se arrependeram de terem aderido. A mensagem dizia mais ou menos assim: o avatar colorido não quer dizer que a pessoa está apenas apoiando o orgulho gay, mas qualquer outra forma de discriminação, e bla, bla, bla... Este tipo de argumento não me convence, mas a muita gente.

Por que resolvi escrever sobre isso? Simplesmente, para alertar as pessoas, a não caírem em situações às quais não compactuam, por falta de esclarecimento.

Eu escrevi outro post sobre as modinhas do Facebook. É este, clique aqui, para conhecer. E republico a minha mesma reflexão a respeito disso:
Tudo que é novidade precisa ser analisada a olhos vivos, digo, críticos. Quem iniciou a brincadeira? O que pretende? Oferece riscos? Preciso mesmo, clicar neste link? Vai ser útil?
Faça-se estas perguntas antes de clicar em qualquer chamadinha por aí. Promete pra mim que vai fazer isso de agora em diante? A internet é uma maravilha, mas também, uma constante armadilha. É preciso ter muita cautela ao usar.

Muitos políticos, pelas mãos se seus assessores, declararam publicamente o que em seus discursos deixam indefinido. Se comprometeram bastante para as próximas eleições com essa "brincadeira". Os partidos se aproveitarão disso para enfraquecer o adversário. Vários leigos engajados da igreja também aderiram. E o pior, até gente inocente, que não têm opinião formada sobre tudo ainda. Que judiação.

Cada um apoia o que quiser e da forma como quer. O objetivo da minha publicação é chamar a atenção, para os perigos, de sair clicando por aí sem discernimento.


Para maiores esclarecimentos clique aqui

2 comentários:

  1. oi Marili, eu nem fui no link para saber do q se tratava, mas achei estranho todos fazendo isso com seu perfil, e somente no fim do dia q entendi...e realmente antes de aderirmos a qualquer coisa, precisamos saber do que se trata!Sand

    ResponderExcluir
  2. Você agiu certíssimo Sand! Espero que esta postagem sirva para ajudar. Obrigada pela participação e apoio! Beijos querida!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.