Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pedagogia - O Curso

Acho um bom começo, inaugurar as postagens em "Fala Pedagoga", escrevendo sobre o curso, para melhor conhecimento de todos. O que é Pedagogia? O que se aprende no curso? Qual é a duração desta faculdade? Onde pode atuar o (a) Pedagogo (a)?

Pedagogia é um curso das Ciências Humanas. A palavra Pedagogia vem do grego Paidagogos que significa acompanhar crianças. Teoricamente, Pedagogia é a ciência, cujo objeto de estudo é a educação e os processos de ensino e aprendizagem.

Agora, vou fazer uma viagem ao túnel do tempo e contar, com minhas palavras, o que se aprende neste curso. Então, vamos lá.

Primeiramente, ganhamos um banho de autoestima nos primeiros dias de aula porque sabemos que no Brasil, ainda, é pequeno o número de pessoas que ingressam numa universidade. Então somos levados (as) a despertar nosso senso crítico e a abandonar o senso comum, ou seja, o que todo mundo faz e pensa. Isso quer dizer: não aceitar tudo como verdade absoluta. Aprendemos que sempre há intenções por trás das informações às quais temos acesso, e aprendemos a ser questionadores do sistema.

Como surgiram as primeiras escolas? Quem fundou a primeira escola no Brasil? Quem foram os pensadores que fizeram descobertas, importantíssimas, sobre o aprendizado das crianças e o modo como ensiná-las? Como ocorreram as mudanças dos processos escolares? Exemplo: Colegial, Segundo Grau ou Ensino Médio? Por que as creches foram substituídas por escolas? Por que tanta gente ainda não sabe ler e escrever? O que é política e como ela influenciou/influencia na educação e no modo de vida dos cidadãos? O curso responde detalhadamente a todas estas perguntas.

Aprendemos sobre a evolução da raça humana e o seu comportamento em sociedade, preconceito, classes e movimentos sociais, inclusão, psicologia, relações interpessoais, moral e ética, tecnologia. E, também, as metodologias de como ensinar os futuros alunos; além de tudo que envolve o sistema de ensino no Brasil, bem como, a cultura indígena e rural. E claro, vamos à prática através do estágio supervisionado nas escolas.

Uma nova regra definida pelo CNE - Conselho Nacional de Educação define que a duração dos cursos de licenciatura seja de 4 anos e o estágio de 400 horas concomitante ao curso. Link para conferir esta informação, clique aqui.

A Pedagogia tem como foco principal a educação no âmbito escolar. Esta graduação habilita os profissionais em Licenciatura Plena com ênfase para lesionar na Educação Infantil; nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano; na EJA - Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; além de poderem atuar na Coordenação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar.

Como podemos ver, a Pedagogia propicia um leque de opções para atuação profissional. Um Pedagogo ou uma Pedagoga poderá abrir sua própria escola; trabalhar nas diversas instituições escolares como docentes, diretores, coordenadores, supervisores, inspetores; em empresas; em hospitais, institutos e ONGs; bibliotecas; como monitores de recreação em clubes, colônias de férias, animação de festas infantis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.