Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Desmitificando os livros de Augusto Cury

Augusto Cury é um dos autores que mais aprecio em suas obras. Sou a favor de todas as pessoas terem o hábito da leitura independentemente da preferência. Ler promove uma série de benefícios, desde o simples contato com as letras, melhorando, assim, a escrita, até o mais aprimorado conhecimento. É triste quando nos discriminam pela nossa preferência literária e seus autores. O importante é que pratiquemos a leitura. E neste paradigma, encontra-se a obra de Augusto Cury, tão discriminada pelos ditos leitores críticos. Recomendo o vídeo a seguir para desmitificar esse conceito. Mas como o filme é um pouco extenso, transcrevi alguns pontos importantes da entrevista.
"Apesar de ter entre quarenta e cinquenta mil leitores no Brasil e da imprensa ter me considerado o autor mais lido da década, me sinto apenas um simples pensador, escritor que procura provocar meus leitores para fazerem a mais importante viagem, uma viagem para dentro de si mesmo."

"Quando você democratiza o acesso às informações, sempre vai haver pessoas que não leram e não gostaram. Não leram e discriminadamente acabaram rejeitando aquilo que não leram."

"Classificar meus livros como autoajuda, na minha opinião, é quase que um crime de consciência crítica. Meus livros são de psicologia aplicada. Como eu disse, eles são usados em múltiplas teses, há centenas de mestres e doutores utilizando-os, nos seus currículos, nas suas teses, inclusive na grade dos créditos do mestrado e doutorado. [...] Eu democratizei o acesso à informação. [...] Caso contrário, nós usamos o conhecimento como instrumento de controle. Ele se torna libertador, quando você comunica para o máximo de pessoas para que possam, elas mesmas, possam desenvolver consciência crítica, ter ferramentas para proteger sua emoção, filtrar estímulos estressantes, e desenvolver o eu como autor da própria história. Portanto meus livros não são de autoajuda, eles são de psicologia aplicada, sociologia aplicada, psiquiatria aplicada e também psicopedagogia aplicada. E há doses grandes de filosofia, porque a minha teoria também é filosófica, já que eu estudo a lógica e a natureza do conhecimento."



São 42 minutos e 22 segundos de vídeo. Não é qualquer um que dispõe desse tempo, mas se você gosta e quer se proteger de certas críticas acerca da sua leitura de preferência, não deixe de assistir. Se você é uma dona de casa, e está em casa,  poderá ouvir passando as suas roupas, lavando as suas louças, fazendo o seu crochê. Eu aproveito muito do meu tempo assim.

Dica

Ah e se você é da área da educação, não deixe de ler "Pais Brilhantes Professores Fascinantes".



2 comentários:

  1. Nossa Marilí eu acho os livros do Augusto Cury incríveis, ele escreve de um jeito que não tem como não gostar dos livros dele, amei seu post Amiga, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Priscilla! E sim, a linguagem dos livros dele é simples e objetiva. Ah, eu adoro também! bjss

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.