Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Aprendi com a Pedagogia (1)

Pedagogia
Olá!
Quero contar, aqui, numa conversa boa, algumas coisas que aprendi com a Pedagogia. Acho que as formalidades e as palavras científicas bem empregadas são importantes, mas aquela velha e boa prosa também tem seus efeitos bons na vida da gente.

Sabe que uma das coisas que aprendi com a Pedagogia foi respeitar a cultura das pessoas? Antes, claro, aprendi o que é cultura. E cultura é toda forma de vida, costumes e crenças que existe em cada pedacinho desse mundo.

Não existe uma cultura melhor ou pior do que a outra, o que existe são diferentes culturas.  Mas por que é bom saber isso? No caso da Pedagogia, é importante saber que há culturas diferentes porque numa sala de aula nos depararemos com alunos advindos de diversas partes. Numa mesma sala de aula há uma miscigenação de culturas. Alunos que vieram dos diversos lugares desse país ou até do mundo. E a cultura brasileira por si só é bem subdividida em sua totalidade.

Sabendo que numa sala de aula há diversas culturas, podemos moderar o comportamento, o relacionamento entre os alunos, evitando inclusive o bullying. Sim, claro! O modo de vida, o sotaque, o regionalismo que carrega uma criança não pode ser chacota para os demais coleguinhas. Pelo contrário, deve servir de aprendizado de que o outro tem sim o que nos ensinar com o seu modo de vida e aprender também com o nosso.

Na vida, aprendi com a Pedagogia que não preciso querer corrigir o outro a todo o tempo, porque ele carrega em si uma cultura a qual foi criado. Nesse sentido, o que é certo e o que é errado na maneira como o outro fala, se alimenta, se comporta de maneira geral? Se não existe cultura melhor do que a outra, quem garante que a minha é a certa, a correta, e que deve ser enfiada cultura adentro na outra pessoa?

Não estou falando de hábitos, porque esses se adquirem com o tempo, mas de cultura mesmo. Sabe, sinto uma tristeza quando encontro por aí pessoas que se acham tão cultas que chegam a ferir o próximo "inculto" com sua arrogância.

Uns chamam de macaxeira, eu chamo de mandioca. Quem está falando certo? Não tem certo ou errado, apenas denominam o mesmo alimento de maneira diferente. Aqui em Minas, tudo é trem, uai. E muitos fazem piadinhas com isso. Tem gente que fala sô, tem gente que fala sá. No sul fala-se guria, em outros lugares menina, em outros, moça. E por ai vai.

Que preguiça eu tenho de gente que diz que o povo baiano é preguiçoso! Vá morar lá pra ver... Eu, pelo menos, caio em muito o meu rendimento físico quando o clima está muito quente, você não?

Bem, então é isso que eu gostaria de conversar hoje. Para muitos não é novidade nenhuma, mas creio que uma grande maioria nunca parou para refletir sobre isso.

Abraço.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha amiga!
    Como sempre, amei o tema abordado nesse post. Seria tão bom se todos tivessem essa sensibilidade e soubessem respeitar a diversidade cultural que existe entre nós. Adorei a conversa de hoje!! Um super beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida! Muito obrigada por participar aqui comigo! É pra mim uma grande alegria ler seus comentários. E sim, ainda precisamos melhorar muito para aceitar o outro como ele é! Beijos querida amiga!! Fica com Deus!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.