Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Perfil Profissional - Pedagogia

O que é perfil profissional? É o quanto uma pessoa está apta a desenvolver determinada função. Sabemos, muito embora,  que um profissional se forma através do estudo e da prática, no entanto, existe uma palavra chamada vocação. É a vocação que, comumente,  norteia a escolha profissional. Como as empresas valorizam o perfil dos profissionais na hora da contratação, aqui vai, em todo caso,  quatro característica pessoais de um (a) Pedagogo (a):

1- Gostar de crianças;
2- gostar de criar;
3- gostar de ler e
4- gostar de escrever.
1- Gostar de crianças.
É essencial que um candidato ao cargo de Pedagogo (a), goste de crianças. Muito triste, encontrarmos pessoas interessadas apenas no salário ou na flexibilidade de horário que esta profissão oferece. Há muita gente com esses interesses em primeiro lugar. O que não deveria acontecer, porque são crianças que estão envolvidas. E crianças são frágeis e inocentes, muitas vezes, carentes de afeto e atenção.

2- Gostar de criar.
Passível de se desenvolver, no decorrer do curso, é a criatividade. Ser criativo (a) é necessário para atuar nesta profissão, que exige constante elaboração de planos de aula e projetos.  A criatividade é fundamental para que o educador consiga alcançar o entendimento das crianças.

3- Gostar de ler.
Os Pedagogos precisam ter predisposição para participar constantemente de cursos de aperfeiçoamento, estar por dentro das novidades de sua área de atuação, bem como, das leis da educação. Além de recorrer à literatura para melhorar o seu trabalho em sala de aula.

4- Gostar de escrever.
Ler e escrever são primordiais para se ter uma carreira promissora, não só na Pedagogia. Escrever e publicar artigos científicos enriquece o currículo e abre portas para o Mestrado. Quanto mais qualificado é o profissional, mais consegue agregar vantagens salariais ao seu cargo.

Uma mensagem para você:

“Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira às 4 horas da tarde... Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”  Paulo Freire

Portanto, se tens o desejo de fazer o Curso de Pedagogia, lance-se.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não nascemos Pedagog@s, nos construímos Pedagog@s.

      Excluir
    2. Não nascemos Pedagog@s, nos construímos Pedagog@s.

      Excluir
    3. Oi Professor Bill Robson! Sim, quando se tem disposição para aprender, é possível se tornar um (a) profissional competente, seja na Pedagogia ou em qualquer outra área, não é mesmo?! Obrigada pela participação e apoio. Abraço.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É mais difícil para o homem conseguir trabalho? Existe uma barreira?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.