Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Fala Pedagoga - Apresentação

Estou instituindo, hoje, mais um tema a ser abordado aqui no Sempre Simples, o Fala Pedagoga. Estudar Magistério e Pedagogia foi um dos melhores investimentos que fiz na vida. Portanto, devo continuar os meus estudos, para não deixar o conhecimento estagnado.

Para isso, resolvi usar o Blog e publicar assuntos relacionados com esta área de estudos, a Pedagogia. Teremos um marcador com este título: Fala Pedagoga. A princípio, até que todos que visitarem este espaço se acostumem, criei também uma página fixa, nas abas superiores, logo abaixo do título do Blog. Assim, terá maior visibilidade.

Falar de Pedagogia é sempre um grande prazer, porque é uma área de estudos totalmente voltada para a pessoa, a sociedade, a família, às relações humanas, à cultura, ao conhecimento, à aprendizagem. Ou seja, a Pedagogia é um curso encantador! Eu me senti apaixonada por cada disciplina que contempla o curso, justamente, por tratar de assuntos aos quais vivenciamos, da nossa realidade, do nosso cotidiano. Todo saber é importante, mas é mais empolgante aprender saberes relacionados com nossas experiências de vida, com aquilo que permeia os espaços que ocupamos em sociedade. E a Pedagogia nos proporciona isso.

Gosto de falar, que toda pessoa que deseja constituir família, deveria antes, passar pelo curso de Pedagogia, especialmente as futuras mamães. Quero dizer com isso, que este assunto não está fechado, apenas, para os profissionais da Educação, Pedagogia Hospitalar ou Empresarial. São estas algumas áreas de atuação de um Pedagogo ou Pedagoga. Todos podem se beneficiar com a Pedagogia. Se você é mãe, pai, avô, avó, madrinha, padrinho, irmã, irmão, tia, tio. Não importa, a Pedagogia sempre terá um recadinho para você. Trabalha com crianças na igreja? Tem uma loja de artigos infantis? É zelador ou zeladora de um prédio? Todos se enriquecem com conhecimentos oferecidos por este curso.

Crianças mentem? Por que é tão importante contar histórias às crianças? Por que crianças mordem tanto? Como escolher a melhor escola para os filhos? Crianças com deficência devem, mesmo, estudar em escolas regulares? E o bullying na escola? Criança tem depressão? Funcionários da escola podem medicar as crianças? Como estudar para passar em concurso público, para os cargos de Educadores Infantis e Professores do Ensino Fundamental I? Estes questionamentos são exemplos de assuntos que iremos conversar aqui. Além de um marcador próprio para Recursos Pedagógicos, onde desejo publicar ideias de como confeccionar brinquedos, jogos pedagógicos e planos de aula. Claro que tudo isso irá acontecer aos poucos, devagar, e com a participação de todos irei dando vida e forma a este projeto.

Pretendo, com este trabalho, trocar conhecimento com todos que visitarem o Blog. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina", disse Cora Coralina. Não há limites para o conhecimento. E, também diz o livro da vida, que quanto mais nos é dado, mais nos será cobrado. Encontrei esta forma para não deixar esquecido tudo que aprendi, sem beneficiar ninguém. Ao mesmo tempo, precisarei continuar estudando, para trazer assuntos interessantes a todos.

Um abraço e até a primeira postagem.


6 comentários:

  1. Nossa Marilí, que maravilha, desejo todo sucesso do mundo para você, que trabalho bonito que você está fazendo no seu blog, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, poxa, me emocionei agora com suas palavras! Que felicidade saber que meu trabalho está sendo reconhecido por você. Beijão amiga! E obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Marilí! "O saber não ocupa lugar"! A troca de saberes é fundamental para ampliarmos e aperfeiçoarmos a mola propulsora da vida! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Leninha! É preciso ter sede conhecimento e desejo de repassá-lo. Devemos ser multiplicadores de saberes. Abraço amiga querida!

    ResponderExcluir
  5. MariLí, nos conhecemos há pouco tempo, mas me sinto muito próxima a você, pois nos identificamos muito, não é mesmo? :)
    Acho muito bacana você abordar esse tema aqui no blog, acredito que irá ajudar e incentivar muitas pessoas. Essa troca de experiências é muito válida!
    Te admiro muito, parabéns por sua iniciativa e amor por essa profissão maravilhosa!
    Um super beijo <3

    www.daniroberto.com.br

    ResponderExcluir
  6. Dani querida! Que prazer receber esse seu retorno. :) Quanto a se sentir próxima, a recíproca é verdadeira, você sabe! Me inspiro muito em você e no seu lindo trabalho. Adoro! Sim, vamos trocar muitas "figurinhas" de profissão. Obrigada pelo incentivo e apoio. Que a educação brasileira, conquiste muitas e muitas Danis Roberto; as crianças, seus pais e a escola agradecem! S2 Beijosss minha Flor!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.