Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Pais e Filhos - Reflexão

Um reflexão pessoal sobre a letra da música Pais e Filhos - Legião Urbana.

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.
A letra começa, com um triste relato, de uma moça que se jogou do quinto andar. São coisas que não dá pra entender por isso não se deve julgar.

Dorme agora. É só o vento lá fora.
Dorme, não pense em nada. Não precisa ter medo.

Quero colo! Vou fugir de casa!
Os bebês têm tempo determinado para curtir o colinho da mamãe.  Pai e mãe trabalham fora. Quando crescem, a rebeldia se instala na vida dos adolescentes que antes pediam colo e, mais tarde, querem sair de casa.
Posso dormir aqui com vocês? Estou com medo, tive um pesadelo. Só vou voltar depois das três.
Crianças sentem-se mais seguras ao calor dos pais, depois de um pesadelo. Crescem, e quando são jovens, a madrugada não assusta mais; chegam em casa depois das três. Fato.

Meu filho vai ter nome de santo. Quero o nome mais bonito.
Nome de santo quer dizer que o filho tenha uma vida agradável a Deus, que não se desvirtue.

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade não há.
Não sabemos contar nossos dias. Hoje existimos, mais do que hoje, não sabemos. Por isso não há amanhã. Que amemos hoje!

Me diz por que que o céu é azul. Explica a grande fúria do mundo.
O tempo passa tão depressa, e se não aproveitamos os momentos, perdemos para sempre. As crianças têm curiosidades do tipo, por que o céu é azul? E num piscar de olhos, crescem e querem saber o porquê os países fazem guerra e há tantas catástrofes naturais.

São meus filhos que tomam conta de mim.
Filhos se tornam adultos precocemente, devido ao estilo de vida dos pais. 

Eu moro com minha mãe, mas meu pai vem me visitar.
Filhos do acaso, de pais divorciados ou que não se assumiram, de fato, como marido e mulher. Por mais que o mundo tente achar isso normal, os filhos não acham. Visitar é estar com uma pessoa rapidamente, sem muito envolvimento.

Eu moro na rua, não tenho ninguém. Eu moro em qualquer lugar. Já morei em tanta casa que nem me lembro mais. Eu moro com meus pais.
Filhos abandonados em suas carências. Muitos vivem sonhando em ter uma família feliz, pais que se amem e amem seus filhos, pais presentes, compreensivos e companheiros. Muitos se imaginam morando num lar abençoado inúmeras vezes, mas, infelizmente a realidade não muda.

Sou uma gota d'água, sou um grão de areia.
Filhos com baixa autoestima, com conflito de personalidade, sem autoconfiança.

Você diz que seus pais não entendem. Mas você não entende seus pais. Você culpa seus pais por tudo. E isso é absurdo. São crianças como você. O que você vai ser quando você crescer?
Filhos só irão entender o que pensam e sentem seus pais quando forem pais também. Os pais já foram crianças e jovens um dia. E a história se repetirá. 


E você? Como interpreta essa letra? Se quiser interagir, deixe nos comentários as suas observações.

Esta música é atemporal. Ou seja, relata sempre a realidade independente do tempo que passa. Sou uma defensora incondicional da família, e sempre procuro escrever a respeito. Encontrei na internet, uma possibilidade de alcançar mais pessoas com meus textos e mensagens, em prol deste bem maior da sociedade. Há muitas pessoas fazendo isso, nas igrejas, nas escolas, em eventos ou organizações e eu aqui pela rede mundial de computadores. É o que gosto e sinto ser um dom. E dom não se desperdiça, vem de Deus. 
Ame sua família, lute por ela!

4 comentários:

  1. Marili, eu tbém sou defensora da família e luto por ela com unhas e dentes, não tem como ser feliz se alguém da nossa família não estiver bem! Gostei da sua reflexão! Sand

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sand! Me bem quando nos conhecemos e nos identificamos em muitos aspectos. Valeu pela participação. Agradeço muito. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ops, eu quis dizer: Me lembro bem ;) rsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.