Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Como escolher a escola para seus filhos (3)

imagem da pesquisa Google

Resolvi dividir em partes esse título por ser um assunto extenso. Nesta publicação algumas referências sobre as escolas de cunho religioso, militar e profissional.

Ensino religioso
Voltadas para o ensino religioso, essas escolas geralmente são bem tradicionais, mas hoje tentam inovar, mesclando o tradicional e o construtivista. São escolas que valorizam a participação da família, promovem cerimônias para pais e alunos, além de levar os alunos à reflexão sobre a vida, a convivência familiar, a solidariedade e oração. E ainda, promovem momentos de oração entre os alunos em sala de aula. A maioria tem foco no vestibular. Acesse para maiores esclarecimentos sobre a pedagogia das escolas Salesianas, clicando aqui. A seguir um vídeo da Rede Salesiana de Ensino, uma das opções de escolas de cunho religioso.



Escolas Militares
Já as escolas militares, têm uma educação mais impositiva, voltada para a disciplina e padrão de comportamento específico, inclusive no que diz respeito a aparência física como corte de cabelo e fardamento. Preparam os alunos para obterem boas notas no ENEM. Para conhecer toda a rigidez e política educacional da escola militar acesse este link.

Escolas profissionalizantes
Os filhos de funcionários da indústria têm descontos nas escolas SESI/SENAI. Alunos do ensino médio podem aprender uma profissão simultaneamente aos estudos, em turno diferente. Para obter maiores informações sugiro este site.

Às crianças com deficiência, a legislação brasileira designou que todas as escolas sejam inclusivas. E os pais ainda podem contar com as instituições de apoio como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. As crianças frequentam essas unidades de apoio no contra turno escolar.

Lembrando ainda, que é comum as escolas particulares oferecerem bolsas de estudos. Os pais precisam entrar com um pedido de bolsa formal, por escrito; geralmente a própria escola fornece o formulário para preenchimento. Devidamente preenchido o requirimento e devolvido à escola, juntamente com os documentos comprobatórios anexados, é feito uma triagem e avaliação socioeconômica dos dados e, então, a escola oferta o desconto de bolsa.

A próxima publicação será sobre Homeschooler. Não perca!


2 comentários:

  1. Muito bom Marili, isso com certeza vai ajudar muito gente, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amiga! Muito obrigada! Espero que possa, sim, ajudar. bjoss

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.