Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Proteja a sua pele da luz visível

Você já deve estar cansada de ler e ouvir falar que o uso de filtro solar é essencial para manter a integridade física da pele, não é mesmo? Sei que há controvérsias ao uso de protetores solares, mas isso é assunto para outro post. Hoje, quero fazer uma abordagem com relação a um outro tipo de proteção da pele.

A informação da vez é para que você proteja a sua pele não só contra os raios solares UVA e UVB, como também contra a luz visível. Mas o que é a luz visível?

Luz visível é aquela produzida pelas lâmpadas fluorescentes e telas de computador. Embora esse tipo de luz é bem menos prejudicial à pele do rosto em relação à luz solar, devemos sim proteger nossa pele de forma adequada. Cheguei a esta pesquisa depois de pensar assim: mas será certo usar protetor solar à noite? A partir dessa minha dúvida cheguei ao esclarecimento que compartilho aqui com vocês seguidores e seguidoras do Sempre Simples. Sei da vida corrida de todos e que esse tipo de assunto não é bem o que se procura ao acessar a internet. Sendo assim, faço isso para você.

É certo usar o FPS à noite?
Esse tipo de proteção é capaz de bloquear os efeitos danosos dos raios solares, mas não aos efeitos nocivos da luz visível que precisa de um filtro físico, aquele tipo de proteção que reflete e dispersa a
energia da luz fluorescente e das telas de computadores. Esse tipo de luz também pode provocar manchas e melasmas (manchas mais escuras) na pele, bem como o envelhecimento se for usada indiscriminadamente.


Qual é o tipo de proteção contra a luz visível?
O que protege a pele contra esse tipo de luz, são os protetores físicos que refletem e dispersam a energia da luz em ambientes internos. E quais seriam, esses produtos?  A tão conhecida por todas nós base facial é um tipo de protetor físico. Outros produtos são aqueles que deixam a pele esbranquiçada, como a pomada Hipoglós. Esses produtos formam um bloqueio impedindo a ação degenerativa da pele causada por essa energia física. Também é recomendado o uso de pó facial para finalizar o efeito protetor.

Agora você já sabe! O uso de base facial diariamente é uma forma de manter a pele jovem e saudável por mais tempo.

Quando fico algum tempo à frente do computador, minha pele fica bem vermelhinha. Já observou se isso também acontece contigo? Assim, fica confirmado que esse tipo de luz é prejudicial. De agora em diante, proteja a sua pele da forma adequada.

Mas lembre-se:
Em situações cotidianas onde a pessoa trabalha durante o dia em ambientes internos, sob a luz visível, é necessário o uso dos dois tipos de protetores tanto o solar, quanto o físico. Escolher uma base com proteção solar acima de 15 é muito importante também.

Deixo para vocês a fonte de pesquisa, caso queiram ampliar os conhecimentos à respeito:
Site Beleza e Saúde, clique AQUI.


10 comentários:

  1. Excelente matéria,a maioria das vezes não percebemos que estamos sendo expostos á luz física de forma agressiva,muita gente não fica vermelhinha como você,e aí que tá o perigo,acham que nada vai acontecer,mas a luz que pegamos hoje,só aparecerá o estrago,10 anos mais tarde...
    Veja manchas que aparecem ao longo dos anos nas mãos e rosto,são frutos do sol e luz artificial que pegamos na infância,ou seja,depois que o estrago foi feito,não há mais nada o que fazer...
    Resumindo: protetor solar sempre!! De dia,de noite,na água,na neve,simmmmmmm na neve!!!! E isso não é piada! A radiação solar,refletida na neve bate diretamente sobre a nossa face estragando e manchando muito a pele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, que legal!! A sua participação é sempre enriquecedora para todos nós! Suas dicas são ótimas. Muito obrigada! Também sou preocupada com as mãos que ficam bem mais perto da tela do que o nosso rosto... Temos que cuidar!

      Excluir
  2. Amei o post Mari, realmente nem pensamos muito nas luzes visíveis, muito interessante, parabéns!
    Beijos.

    www.rubisdamaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Que legal que você achou interessante. Eu tinha esta dúvida e resolvi compartilhar os pareceres com todas vocês. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  3. Amei seu post Marilí, realmente é importante proteger a pele, na correria do dia a dia eu acabo esquecendo rsrsrsrs, e essa base da Renew é ótima, amooo, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Priscilla! Na correria acabamos deixando de nos cuidar como devemos. Mas os nossos Blogs estão aqui para nos lembrar que esses detalhes nos salvam de aborrecimentos futuros se nos cuidarmos agora. Também adoro esta base! Obrigada amiga, beijos!!!

      Excluir
  4. Marili linda, amei o Post super bem explicado e nos orienta a fazer o certo, muito interessante é importantíssimo seu Post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha flor! Que bom que você achou interessante e lhe foi proveitoso! Fico feliz em poder ajudar! Obrigada minha linda!

      Excluir
  5. Boa tarde
    Muito boa a matéria, agora estou confuso muitas marcas de protetores solares que foram reprovadas em testes. E as aprovadas foram aprovadas em um laboratorio e em outros foram reprovados. Em qual laboratorio confiar ?

    ResponderExcluir
  6. A pro teste através de sua avaliação só aprovou os protetores solares L’Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze. O problema é que esses dois não encontrei nada informando se rpotegem contra luz visivel.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.