Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O uso da vírgula

O uso correto da vírgula

Se tem uma coisa que sempre tive dúvidas é como empregar corretamente a vírgula. A Língua Portuguesa é muito complexa, mas com um pouquinho de esforço e prática vamos pegando o jeito. Ler também auxilia muito! Quando estou lendo algum livro e percebo algo de que tenho dúvida, seja uma palavra, o emprego da pontuação, eu dou uma pausa e fixo o olhar tentando gravar na memória fotográfica para ir aprendendo.

Quando tenho dúvidas na escrita não consigo simplesmente deixar passar, eu necessito ir pesquisar a forma certa, sabe? E foi o que fiz com relação ao uso da vírgula, porque isso sempre me intrigou muito. Encontrei este vídeo com explicações maravilhosas da Professora Adriana Figueiredo. Eu simplesmente adorei os esclarecimentos dela a respeito desse tema.


Espero ter contribuído, de alguma forma, se sua dúvida também é essa, sobre o uso correto da vírgula!

Ainda não estou expert nisso, mas percebo que já compreendi alguma coisa para melhorar meus textos. As dicas que eu mais assimilei foram:
-não separar o sujeito do verbo com vírgula; 
-colocar entre vírgulas a palavra ou termo que não altera o entendimento se for retirado da frase.

Lembre-se:
Uma vírgula mal empregada pode mudar todo o sentido da frase.



Abraço.




2 comentários:

  1. Eu que o diga sou péssima no português e a danada da virgula sempre me pregando peça, sua matéria ficou ótima bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Que legal receber sua visita! Adorei! E sim, mesmo com as explicações tão claras da Professora Adriana, ainda tenho dúvidas. Preciso rever muitas vezes para captar e não esquecer mais. rsrs Obrigada por participar, elogiar, e conto sempre com sua presença aqui. Beijos!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.