Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dia dos Santos Reis

Em 6 de janeiro comemoramos dia da Epifania do Senhor, dia de Santos Reis. A tradição reza que é dia de desmontar a árvore e guardar toda a decoração de Natal.

Você decorou sua casa? Eu decorei e parece que foi mesmo ontem; já faz mais de mês. Comecei a decorar a casa em torno do dia 20 de novembro.  Esse ano eu me apressei porque queria curtir bastante! Eu adoro!

Desde que me casei, sempre gostei de enfeitar. Nos primeiros anos, como as coisas eram muito difíceis, eu enfeitava até mesmo um vaso de plantas com bolinhas ou em outras vezes, um galho seco de árvore. Nesse eu gostava de esparramar algodão para imitar neve. Fazia como podia. Acho que essa é a beleza de ser uma dona de casa. É saber fazer muito do pouco, é enfeitar sua casa com o que tem, é saber cooperar com o marido na construção de um futuro promissor para sua família.

E que alegria foi quando pude adquirir a nossa primeira árvore de Natal!! Me lembro como hoje a dificuldade para comprar os enfeites. Eu não tinha muita noção nem do que comprar... Mas comprei umas pequenas bolas para enfeitar, porque a árvore também era pequena. Por muitos anos, ela foi a árvore das cartinhas das crianças ao Papai Noel, e onde "ele vinha" à noite deixar os presentes.

A visita do Papai Noel a nossa casa era percebida pelos brilhos e pegadas brancas de "neve" pelo chão. O brilho era Glitter que eu jogava sobre a árvore e caia por tudo e as pegadas brancas eram feitas de talco ou farinha com a botina do papai deles. Me emociono em lembrar da reação dos meus filhos quando acordavam e eu dizia: "Vão lá na sala ver! O Papai Noel passou aqui nesta noite!" Os olhinhos espantados deles, meio que estáticos observando tudo e depois iam devagar pegar os presentes. Acho que pra mim, a doce magia, era mais importante do que pra eles. Acreditaram um bom tempo que era mesmo o Papai Noel que trazia os agrados.

Uns dizem que isso é bobeira, outros já contam, assim que as crianças entendem, que Papai Noel não existe. Mas tenho certeza, que se perguntarem aos meus filhos, eles só terão boas recordações disso. Não fez mal nenhum a eles. E inclusive, eu os instruía, a pedir na cartinha para o bom velhinho visitar também as crianças pobres e doentes. Os orientava a pensar em quem não tinha nada para comer no dia de Natal.

Agora, o difícil foi não poder atendê-los quanto aos presentes que pediam. Ah isso foi a parte mais difícil! Eu dizia que o Papai Noel não conseguiu encontrar o que pediram ou que demoramos a escrever a cartinha e ele já tinha comprado os presentinhos. Ownn, mas eles ficavam felizes mesmo assim. Se apegavam tão logo aos mimos mesmo não sendo o que desejavam.

Os anos foram passando e recentemente conquistei a minha sonhada árvore de Natal! Se eu não estiver enganada foi em 2012. Essa é grande, dessas de ficar no chão. É, porque a outra de tão pequena só ficava em cima dos móveis ou de um banquinho. Fiquei tão feliz!! Comprei alguns enfeites para poder montá-la. Mas aprendi que enfeites de Natal compramos bem mais barato depois da data. Algumas lojas fazem promoção para acabar com o estoque. Ano passado, nessa época, comprei bolas lindas e outros enfeites de pendurar por menos da metade do preço que estavam sendo vendidas de véspera. Essas ficaram guardadas para estrelarem nesse ano. Acho que por isso fiquei tão animada para começar decorar a casa logo! Queria usar meus enfeites novos.

Ainda faltam alguns enfeites natalinos na minha decoração. Não tenho e nunca tive uma guirlanda. Mas uma coisa que sempre quis ter em casa, porque é o símbolo cristão que mais representa esta festa: um presépio. Este, ganhei de presente ano passado do meu marido. Claro, eu fui escolher! Que felicidade!!

Eu soube esperar o tempo certo das coisas acontecerem. Hoje as mulheres não sabem mais esperar; não aguentam esse "sofrimento". Por que sofrimento? Porque não ter o que quer na hora que quer é sofrer as demoras de um dia alcançar. Por isso saem de casa para conquistar o seu próprio dinheiro e ter logo o que almejam. Continuam a sofrer sem se dar conta, só que por outras situações.

Bom é chagada a hora de desmanchar a decoração das luzes!! Bom trabalho! 

Uma pequena amostra de um vaso de planta que enfeitei para o Natal de 1992.

Aqui a árvore com as cartinhas dos meus filhos para o Papai Noel em 2000.

Esta mesma árvore em 2014, sim ela ainda resiste!! E quanta diferença!! Bem mais bonita!

E eis a minha queridinha!! Esse ano eu a quis toda dourada com vermelho!

Meu presépio!! Vinde adoremos o menino Deus que chegou no Natal!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.