Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Toalhas de mesa - Série cozinha

Pretendo escrever posts relacionados aos cuidados com a casa. Para isso institui as séries de post. Hoje a escolhida foi a cozinha!

Depois de muito tempo sem dedicação total com a casa, o que eu fazia não foi suficiente para controlar todas as coisas. As toalhas de mesa, eu usava o quanto podia, para só então colocá-las pra lavar. Lavadas, iam pra gaveta sem o cuidado de fazer o rodízio (as recém usadas para baixo de todas). Resultado: toalhas cheias de manchas e amareladas. Quando resolvi organizar a gaveta, fiquei até triste com meu descuido. O que fazer?

Pois bem, ciente que as manchas são difíceis de sair, coloquei todas pra lavar! Não que eu tenha muitas, mas como tenho duas mesas sempre compro dobrado. Caprichei no tempo de molho! E agora sim, rodízio em ação. Deste modo, vamos usando todas sem que fiquem esquecidas por baixo, amarelando sem uso.

Fiquei pensando como deixei manchar tanto minhas toalhas.... Prestando atenção ao sentarmos à mesa, comecei perceber hábitos errados desde sempre. Só prestamos atenção a alguma coisa se estamos disponíveis, caso contrário, tudo vai passando despercebido. Isso é até, um modo inconsciente de se poupar, enquanto o seu tempo é demasiadamente ocupado com outras coisas.
Mas o que havia de errado nas práticas à mesa?

Temos o hábito de colocar as panelas à mesa para nos servirmos. Automaticamente, retiramos as tampas e as colocamos sobre a toalha. Isso é um erro grave, porque a água que evaporou do cozimento e se fixou  nas tampas, também contém gordura e escorre para a toalha; isso vai impregnando no tecido sem que percebamos. Fora os descuidos em que derramamos líquidos ou deixamos cair outros alimentos.

Há pessoas que gostam de usar aqueles plásticos transparentes sobre a toalha bastando passar um pano úmido e mantê-la limpa. Particularmente não gosto. Já  usei mas não que gostasse. Usava para poupar as lavagens frequentes das toalhas, mas eles são chatos de lavar também.

Hoje, tenho tempo e atenção voltada para as coisas da minha casa! Nada melhor do que isso!

Especialmente com as toalhas de mesa, estou tendo o cuidado de lavá-las com frequência, ao mínimo sinal de sujeira ou descuido. Manchas em tecidos, quanto mais velhas, mais difíceis de sair. Portanto, se preciso for, devemos trocá-las todos os dias ou a cada refeição.

Tive a ideia de deixar uma vasilha sobre a mesa durante as refeições para depositarmos as tampas e as colheres de servir. Acostumar a todos da família não é tarefa fácil, mas é preciso insistir. Agora tenho tempo pra ir moderando, alertando para mudar o costume; vigiar!

Em pouco tempo de cuidados especiais, já percebo minhas toalhas bem mais claras e as manchas suavizadas. Para minha satisfação como dona de casa!

Então, não se desespere se você se deparar com essa situação. Com cuidado e dedicação, suas toalhas de mesa agradecem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.