Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O almoço nosso de cada dia

Hum!! Que delícia é almoçar uma comida fresquinha, feita com cuidados e carinho. Em tudo podemos ver o quanto uma dona de casa é importante. O preparo das refeições é uma das tarefas essenciais nos lares e que normalmente nos exige uma disciplina de horário. Eu que já estive fora sei o quanto é maravilhoso chegar em casa, no horário do almoço, e sentir aquele cheiro gostoso pelo ar. Eu pude contar com a ajuda da minha filha que, muitas vezes, fez ou adiantou o almoço da família enquanto a mamãe dela estava estudando e ou trabalhando fora. Uma filha querida!

Lembro, mas nem gosto de lembrar, da correria que foi vir almoçar em casa enquanto estudei e trabalhei ao mesmo tempo. Um dia ficou muito marcado pra mim... Eu cheguei tão atrasada, corri tanto para fazer o almoço que não deu tempo para eu almoçar. Coloquei uma ou duas garfadas de comida na boca e sai sem nem escovar os meus dentes porque ainda tinha que deixar a marmita pro meu marido no local de trabalho dele. Isso não é vida, misericórdia! E ainda ter que escutar calada que se chegar atrasada uns minutinhos e assinar o ponto com hora certa está 'roubando' a empresa. Sim, eu escutei isso! Talvez eu não soube planejar bem esta rotina frenética, mas graças a Deus essa realidade não me pertence mais. 

Cozinho, mas não sou uma exímia cozinheira. Nosso cardápio cotidiano é simples e nos esforçamos para que seja nutritivo. 

Arroz, feijão, saladas de rabanete, brócolis com tomate (temperados com azeite, limão, cebolinha e salsinha) e omelete.

Infelizmente não conseguimos estar todos reunidos na hora do almoço porque os horários são diferentes. Mas sempre agradecemos a Deus pelo alimento à nossa mesa.

Nos finais de semana, procuramos fazer uma mistura mais elaborada. Eu escrevi o verbo na primeira pessoa do plural, (nós) preparamos? Sim, isso mesmo! Meu marido gosta muito de me ajudar na cozinha. Ele já sabe fazer sozinho tortas salgadas, lasanha e frango assado. Mas o preparo de comidas do dia a dia ele sabe fazer de tudo e tem ótimas ideias para variar o cardápio; melhor do que eu! Aprendeu nas necessidades da vida. 

Habitualmente ingerimos laranjas depois do almoço ou tomamos sucos, mas refrigerante apenas nos fins de semana ou feriados. 

A sobremesa não está presente todos os dias. Vez ou outra temos um docinho, um bombom... Pudins, mousses, sorvetes só para sábados e domingos.

Não gosto muito de comida esquentada, então se restou alguma coisa, prefiro reaproveitar. Bolinhos de arroz, arroz temperado, tutu de feijão são algumas transformações que faço das sobras.
Raramente almoçamos fora. Por mais simples que seja preferimos nossa comidinha caseira. 

Já almoçou? Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.