Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Faxina

E então, sexta-feira é mesmo o dia da faxina? Todas nós queremos passar sábados e domingos com a casa limpa e em ordem não é? Além de que é provável que apareça alguma visita. Eu me lembro de uma época que a sexta-feira também era dia de assar as *quitandas, encher a cozinha de coisas gostosas para passar o fim de semana e também ter o que oferecer aos possíveis visitantes.

Como as coisas mudaram... Não temos mais esse tempo. Nem visitas fazemos mais e raramente recebemos  . Mal conseguimos limpar a casa quanto mais dar uma faxina. Ah porque é bem diferente limpar de faxinar. Limpar é para manter a faxina.

Dia de faxina é dia de levantar as coisas do chão, levar as cadeiras para fora, arrastar os móveis, limpar janelas e portas, tirar as teias de aranha e muito mais. Ufa! Só de escrever já fico cansada.

Mas também não dá para se acabar querendo fazer tudo num dia só. Bom é fazer a faxina por etapas. Distribuir por tarefas anuais, semestrais, mensais, quinzenais, semanais e diárias.

Anuais? Sim. Há coisas que podemos faxinar a cada ano. Por exemplo, o quartinho da bagunça. Colocar tudo pra fora, separar o que não serve mais, lavar o cômodo e reorganizar o que ainda precisa ser guardado.

Semestrais. Acho que dá bem para retirar as cortinas da casa para lavar a cada seis meses. Pela ocasião do Natal em novembro e depois em maio acho uma boa escolha. Assim também com as janelas. Lavá-las por fora a cada 6 meses, até para evitar o desgaste da tinta e da esquadria que pode enferrujar com o tempo. Limpar as paredes revestidas de cerâmica duas vezes ao ano tá de bom tamanho igualmente.

Mensais. Aí sim, podemos limpar as portas e janelas por dentro com um pano molhado a cada mês. Limpar a geladeira, organizar os armários, esfregar o chão com a vassoura, caprichar na limpeza do depurador de ar e fogão, organizar as contas e documentos, virar os colchões e se puder colocá-los para tomar um pouco de sol bem como os travesseiros, etc.

Quinzenais. A cada quinze dias fazer a limpeza arrastando tudo, passar um lustra-móveis, lavar tapete da sala, tirar as teias de aranha, espanar os quadros e limpar em cima do guarda roupa.

Semanais. Lavar os banheiros, trocar roupas de cama e banho, aspirar o sofá, lavar o quintal, lavar e passar roupas, limpar os móveis, lavar e trocar os tapetes, lavar os cestinhos de lixo, limpar o chão...

Diárias. Arrumar as camas, arejar a casa, olhar na caixinha do correio e separar as correspondências, jogar fora os folhetos de propaganda, fazer as refeições, lavar e guardar as louças, limpar fogão, manter a casa em ordem, recolher o lixo, aguar as plantas, revisar os banheiros, entre outras coisas.

Eu nunca consegui fazer esse planejamento dar certo. Tenho muita vontade de um dia ainda realizar tudo isso sem estresse e com eficiência. Porque pensa comigo... Um dia no ano entre as suas atividades diárias você terá que ainda faxinar o quartinho da bagunça que não coincida com a sua faxina semanal. Num outro dia, além do que tens para fazer diariamente, terá que atender à faxina mensal e por aí vai. E nem todos os dias religiosamente você está em casa ou se sente disposta. Um dia ou outro tens que ir à uma consulta médica, a um órgão público, ao banco ou fazer compras. E os serviços começam a se acumular.

Mas afinal, somos donas do nosso próprio trabalho, temos flexibilidade e podemos nos adequar conforme as necessidades. Antes de tudo isso, vale mais a nossa saúde e bem estar. Se estamos bem, não importa se os serviços da casa passem de hora e saiam do planejamento. As coisas ficam e nós vamos embora um dia. Preparar o espírito e a alma para o grande encontro com o Pai do céu é mais importante que todo o resto.

"Faça poucas coisas, mas as faça bem." (Pe, Jonas Abib)

*quitandas: é como se chamam aqui em Minas os pães, as roscas, os bolos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.