Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Formei, mas não estou atuando na área

Formei
Por que você não atua em sua profissão Marilí? Talvez, esta seja uma dúvida a meu respeito. E por que me decidi escrever sobre a Pedagogia? Quero esclarecer isso.

Bem, as cobranças são naturais, quase inconscientemente, eu diria, porque fomos todos ensinados que as pessoas devem corresponder aos anseios modernos e atuais: ser ativo (a) e produtivo (a) a qualquer custo. Mas vamos refletir mais sobre isso... Formei e agora?

Talvez, alguém que esteja lendo esse texto, pode estar na mesma condição. Pode ter se formado em alguma área, mas não estar atuando na mesma ou em nenhuma outra profissão.

Pois olha, eu digo, se tudo tivesse corrido bem comigo, e no ritmo que eu estava nos meus estudos, bem provavelmente estaria hoje atuando em sala de aula e ou me especializando em qualquer uma das opções que a Pedagogia possibilita trabalhar. Contudo, não foi esse o rumo que minha vida tomou.

Fiquei doente, e precisei me recolher em meu lar, junto da minha família. Precisei e preciso desse tempo para me refazer. Ainda não me sinto totalmente bem. Outros interesses foram surgindo e um deles é me dedicar ao Blog Sempre Simples. Sim, estou tentando algo diferente, experimentando como é ser uma blogueira de fato. Eu sempre gostei de pesquisar, descobrir, investigar e depois repassar o que aprendi a outras pessoas. E a internet sempre foi algo muito atrativo para eu fazer isso, devido à facilidade de acesso à informação. Me sinto muito bem quando posso ajudar e percebo que as pessoas se beneficiam de alguma forma com o meu trabalho. Isso me faz um bem enorme!

Mas tenho algo a dizer... Estou certa que devemos ter uma formação acadêmica independente se temos intenção ou não em atuar na profissão, pelo simples motivo que não sabemos o que nos acontecerá no dia de amanhã. Se urgente for, estamos preparadas para concorrer a um concurso público ou a uma vaga em qualquer empresa. Formadas, estamos aptas a nos empregar a qualquer momento. Isso é essencial!

Por que resolvi escrever sobre Pedagogia, se não estou atuando?

Bem, já comentei por aqui, que achei que esta seria uma forma de eu não deixar meus conhecimentos caducarem por falta de uso e atualização. Ao mesmo tempo, sinto que não serei mais uma a tratar desse assunto, mas sim, a tratar de Pedagogia sob o meu olhar, da minha forma em repassar esse conhecimento, que pode até cair no gosto de vocês leitores. Penso que cada pessoa tem um jeito de escrever, de editar, de publicar. Por isso não me considero mais uma e sim aquela pessoa que se decidiu por fazer a seu modo, usando o seu estilo, sua personalidade para compartilhar esse conteúdo.

Se ainda irei atuar na profissão não sei, mas o que sei é que minha formatura foi uma riqueza que Deus me enviou do céu! E a Ele entrego toda a minha vida e de minha família. Deus prepara o nosso caminho sempre. Agradeço por ter aprendido tanto e hoje poder estar aqui, de certa forma, incentivando e ou auxiliando a muitas pessoas. Estudar me preparou, abriu minha mente, me ajudou a escrever melhor e a questionar muitas coisas. Hoje me sinto mais segura em certas situações e sem falsa modéstia, orgulhosa pelo título que adquiri. Sempre bom ser reconhecida como Pedagoga. Claro que o título de Mãe, Esposa e Dona de Casa são nobres e fundamentais, mas podendo agregar mais um é sempre muito gratificante. É uma conquista, um sonho realizado!

Espero ter esclarecido, se esta era a dúvida de alguns que por aqui passarem ou me conhecerem por aí em algum link da web. E aproveito para parabenizar a todos os Professores e Professoras pelo seu dia!

Formei

15 de Outubro
DIA DOS PROFESSORES!

E você? Tem vontade de se formar? Em qual área? Pensa em atuar na profissão? Já se formou e também não atua? Conte-nos nos comentários a sua opinião que nos é sempre muito importante!


4 comentários:

  1. Que bacana esse post Marilí, no dia dos professores, parabéns pela sua sinceridade e clareza sempre amiga, em tudo que você escreve. Eu concordo com você, a formação acadêmica só adiciona conhecimentos e experiências, temos que ir atrás sempre, e principalmente ir atrás de um sonho. Você esta certíssima, eu tenho certeza que você seria uma excelente professora, Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Então amiga, é isso mesmo! Deus sabe de todas as coisas, eu faço a minha parte e a outra eu entrego a Ele. No momento não me sinto bem para assumir uma sala. Acho que seria melhor, menos desgastante, uma supervisão, por exemplo, mas para agora nem isso. Vou esperar mais um pouco. Deus é mais! Obrigada amiga! Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu estou igual você, não estou atuando...
    Me formei, ja estou com o Diploma desde 2012 e nada de atuar.
    E amo essa parte, mas num concordo com certas coisas que acontecem e infelizmente se eu não aceitar num posso ficar.
    Sou da Pedagogia do amor sim, talvez por ter um filho com TDHA e por isso entenda tão bem alunos assim, existem alunos que num querem nada com nada.
    E existem aqueles que precisam de um empurrão, de um incentivo para que trilhem o caminho certo e se tornem cidadãos pensantes, construtores do conhecimento e é tão lindo ver isso acontecer.
    É assim que penso a Jenny amiga ou Jennifer meu nome, a pro Jenny.
    Somos professoras independente de atuarmos e sempre seremos.
    Ta no coração.
    Beijussssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Pro Jenny! Adorei! Você está certa, temos um título conquistado com muito esforço e dedicação. Somos merecedoras também das felicitações desta data tão importante! Realmente o sistema vai demorar para se tornar ideal. Mas precisamos ter esperança que um dia ainda mude para melhor! Um beijão amiga e FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.