Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Boa anfitriã (1)


Visitas breves - Como receber bem

Os tempos modernos estão, cada vez mais, distanciando as famílias do contato físico quanto mais os amigos. Hoje nos falamos muito mais pela telinha do que pelo telefone e muito menos pessoalmente. Mas, uma hora ou outra, ainda recebemos visitas. 

E então, será que recebemos bem a quem vem nos visitar? O que é preciso para ser uma boa anfitriã?

Fiz o teste e o resultado foi que sim, sou uma ótima anfitriã! *-* Deixo ao final o link para você fazer também o seu teste.

O contato.
Os costumes mudam de um país para outro ou até de uma região para outra. Em alguns lugares se você bater à porta da casa de uma pessoa para visitá-la, sem tê-la comunicado com antecedência, ela não lhe receberá. Aqui no Brasil não existe tamanha rigidez. Somos um povo mais caloroso, mais receptivo por natureza. 

Avisando com antecedência ou não, é bom que estejamos sempre preparadas. Para você receber bem é preciso que esteja bem, sem preocupações visíveis. 

A aparência.
Que situação chata é quando as visitas chegam e você ainda está tomando banho ou nem tomou. Então, arrume-se antecipadamente para evitar esse desconforto, caso tenha sido avisada.

A cortesia.
Um sorriso no rosto, uma conversa agradável, oferecer algo para beber ou comer são detalhes que marcam a boa anfitriã. Se não está preparada com algo para servir, dá-se um jeito de sair para buscar sem ser notado ou peça pelo telefone de um outro lugar da casa. Se for oferecer uma refeição, sempre bom saber o que suas visitas gostam de comer ou fazer misturas variadas para que se sirvam a gosto. 

Não permita que lavem suas louças sujas. Caso haja insistência demais, não vá colocando na pia pra ser lavado tudo que vê pela frente. Reserve as panelas e travessas para você lavar depois.

A permanência
Uma boa coisa para entreter é mostrar álbuns de fotos ou colocar o DVD da família para todos verem juntos. A música ambiente ajuda a descontrair, desde que num volume que permita uma conversação, sem ser necessário gritar. Se vierem crianças, sempre bom ter por perto um joguinho para distraí-las.

O cuidado.
Cuide para que no banheiro tenha rolos extras de papel higiênico, sabonete e toalha. 

A retribuição
Por fim, tenha sempre em casa algo para presentear. Se você receber uma lembrancinha terá como retribuir na despedida. Essa situação é mais comum quando a pessoa vem de longe. E é uma delicadeza da parte dela lembrar de lhe trazer algo para marcar esse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.