Sempre Simples

"A simplicidade é o último grau de sofisticação." Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Produtos de limpeza

Donas de casa ficam loucas para testar todos os produtos de limpeza, que estão à venda e sendo mostrados nos comerciais de TV. Tudo o que queremos é menos esforços na hora da faxina. Testar a eficiência desses produtos é uma expectativa que temos de encontrar a fórmula mágica da limpeza.

Que nada! Não precisamos de muitas coisas para deixar nossa casa agradável e cheirosinha. Sem falar o quanto custam caros os produtos recém formulados pelas indústrias químicas, e que prometem toda a eficiência que as donas de casa tanto esperam.

A bem da verdade, água e sabão limpa tudo. Mas não precisamos ser tão radicais. Tão bom um cheirinho gostoso no ar, por mais que seja passageiro. Até os aromatizadores de ambiente não perfumam muito tempo. Não posso garantir isso de todos os perfumadores porque até hoje só usei o Bom Ar Air Wick. Muito caro para não durar nada. 

Estes são os produtos de limpeza que estou usando no momento:

As louças eu gosto de lavar com sabão em barra. Não sou fiel à marcas. Estou usando este da Estrela glicerinado. Mas os perfumados da Ypê tem cheiros bem gostosos. Uso detergente apenas para utensílios muito engordurados.

O sabão de coco em barra eu uso para lavar calcinhas. Essas eu lavo em separado para evitar qualquer tipo de alergias. Eu corto com uma faca, lascas finas do sabão, e jogo na máquina de lavar. Antigamente usávamos ralar num ralador velho, desses de cozinha mesmo. Aliás, fica a dica: a falta de sabão em pó não é razão para não lavar as roupas, lave com sabão em barra. Suas roupas não irão ficar tão cheirosinhas, mas é uma solução.


Gosto de ter desinfetante em casa. E esse da Start Azulim com perfume wave é uma delícia! Sempre deixo um frasco no banheiro. Para isso reaproveito as embalagens de detergente, que tem um dosador legal, para encher com o produto. Assim não há desperdício na hora de despejar no vaso sanitário.

Para limpar o chão, ai sim, sou fiel ao Limpador Gel 4 em 1 também da Start Azulim que limpa, perfuma, desinfeta e dá brilho. Ele é ótimo! Não estraga em nada minhas mãos. Deixa o chão realmente brilhando e um cheirinho gostoso na casa.


Nos vasos sanitários, tenho sempre essas pedras sanitárias da Start Azulim. Já testei os desodorizadores em forma de gel da Pato Purific, mas não achei tanta vantagem em relação aos de pedra. O único cuidado é com crianças em casa, elas podem deixar cair dentro do vaso e darem descarga entupindo o encanamento. Nesse caso os em géis são mais recomendados.

A cada 15 dias mais ou menos, depois que tiro o pó passo o lustra móveis. Escolhi esse Bry da Ingleza por ser mais barato em relação ao tradicional Poliflor. O Bry é muito líquido, já o Poliflor é mais cremosinho e mais cheiroso também. Neste caso, o barato não compensa. Ainda mais que passei com pano úmido e os móveis ficaram todos  marcados dando mais trabalho para lustrar.


Em relação aos multiusos, eu escolho qualquer um menos o Veja. Este pode ser muito eficiente e o mais famoso e tal, mas amarela tudo onde é usado que tenha cor branca. Antigamente eu usava só ele e passava nos meus eletrodomésticos e em tudo na casa onde precisava de limpar. Com o tempo minhas superfícies brancas ficavam amareladas. Que dó! Até que, ao começar a usar a internet e participar das comunidades de donas de casa, descobri o motivo, e era o Veja. Então agora compro qualquer outra marca, mas mesmo assim nunca uso nas superfícies brancas,  apenas no piso, parede e box do banheiro.

Detergente eu prefiro o da Ypê! É o melhor que já usei até hoje. E gosto desse neutro, o amarelinho, porque são os mais recomendados para lavar lentes dos óculos. Uso detergente para quase toda limpeza da casa. Deixo um frasco nos banheiros, na pia da cozinha e na lavanderia. É o produto mais barato dentre todos e o que serve para quase tudo!


No mais, para lavar as roupas eu uso OMO, o Multiação, o mais barato dos OMOs. É, porque já ouvi dizer que este já foi superado, em eficiência, pelo Progress. Mas não podendo comprar o OMO, ou quando ele não está na promoção eu escolho o Tixan da Ypê, ou então, o ACE tradicional que é o melhorzinho dos ACEs, o da embalagem verde. Água sanitária eu gosto muito da Qboa. E o amaciante não uso com frequência, prefiro usar nas roupas de cama. O Suave Pluma e o Puff são bem gostosinhos dentre os mais baratos, mas estes são de indústrias aqui da região. Adoro roupas perfumadas e macias, mas acho muito caro esses produtos. Já até deixei uma receitinha de "água de passar" que gosto de fazer com amaciante e deixo abaixo o link. Acho que aproveito melhor o amaciante dessa maneira. Tenho uma amiga que usa vinagre para amaciar os tecidos e ela adora!

Misturinha "Água de passar", clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer recebê-lo.